Pular para o conteúdo principal

Como aprender a cozinhar

Eu morava sozinha e lembro-me de digitar no Google “blog de cozinha” e o Panelaterapia apareceu como sugestão. E caiu como uma luva.

As receitas da Tati eram (e são) simples, fáceis e preparadas em porções pequenas. Ela descreve muito bem o passo a passo das receitas, então, para quem não sabia ferver água, o blog chegou na hora certa. Ainda acesso o Panelaterapia, quase diariamente, procurando uma inspiração, uma sobremesa, uma ideia. É um dos melhores blogs de culinária que conheço. Hoje a Tati tem um canal no Youtube e ficou ainda mais fácil aprender com ela.

Não sei como, conheci o Pitadinha, blog da Ju. Receitas que te abraçam. Receitas para a família, em porções grandes e até receitas leves e muito saborosas. Tudo explicadinho com tanto amor, que eu sempre que faço uma receita dela tenho vontade de colocar um pedacinho numa caixa e mandar pra Recife.

Com a Ju e a Tati eu fui tomando gosto pela cozinha, porque aos poucos as coisas começaram a dar certo. O macarrão começou a ficar no ponto, eu descobri a quantidade de sal “do meu gosto”, os bolos não solavam mais. Fiz um risoto. Uma carne no ponto. Uma torta de frango.

A principal dica é: siga a receita. Encontre um blog, um canal do youtube, um livro, um chef de sua confiança e siga as receitas. Siga até ter segurança de criar as suas, de fazer substituições. Se a receita de bolo é com farinha branca, faça com farinha branca da primeira vez. Faça com o açúcar que for pedido e com a quantidade de óleo certa. Depois, teste com suas substituições.

As coisas nem sempre dão certo da primeira vez. Sua omelete vai ficar destruída, seu bife vai ficar salgado e a lasanha, aguada (true story). Mas isso tudo é importante para aprender qual a sua dificuldade e onde as coisas estão dando errado. Persevere!

Por onde começar:


Meus livros referência:

Tag “Biblioteca na Cozinha” aqui do blog

Playlists maravilhosas para quem está começando a cozinhar:

Panelinha – Santa Rita 
Panelaterapia – Utensílios de Cozinha 

Outros blogs legais:



Boa sorte!

Comentários

Destaques

Salada Russa

No Natal deste ano estávamos definindo o cardápio na casa da minha sogra, dona Sônia, quando ela sugeriu que no lugar do salpicão fizéssemos uma "salada russa". A receita era da mãe dela, que por obra do destino e intermédio da Marília apareceu nas nossas mãos.
Mas por que chama salada russa, gente? Fui pesquisar: a receita original era de um chef russo, Olivier, e levava molho provençal e lagostim, entre outros ingredientes exóticos.
No Brasil, hoje é chamada de salada de maionese e leva tudo que é tipo de ingredientes, geralmente a base é batata cozida.


Portanto, as quantidades e ingredientes abaixo são apenas uma ideia:
1 peito de frango cozido e desfiado
2 batatas cozidas e picadas em cubos
1 pote grande (500gr) palmito
2 maçãs picadas
1 limão espremido
1 lata de milho verde
1 lata de ervilha (eu prefiro aquela do pacote, congelada)
2 tomates picados
150gr de uva passa
1 cebola branca ralada
1 pote pequeno de maionese
1 caixinha de creme de leite Misture a maçã com o …

Toucinho do Céu

Dica do dia: acessem esta receita maravilhosa do Rodrigo Hilbert
Bolo Toucinho do Céu: http://gnt.globo.com/receitas/receitas/bolo-toucinho-do-ceu.htm

Molho "à bolonhesa" poderoso!

Molho à "bolonhesa" poderoso 🍅

Legumes picadinhos:
1 pimentão amarelo
1 cebola
1 dente de alho
1 cenoura
1 abobrinha
500gr de patinho
1 xícara de vinho tinto
1 xícara e meia de molho de tomate (usei caseiro)
1 xícara de água
Sal à gosto

Refogar a cebola, o alho, a cenoura e o pimentão em um fio de azeite até a cebola ficar transparente.

Acrescente a carne (retire da geladeira uns 20 minutos antes de preparar para que ela não esfrie a panela) e vá desfazendo as bolinhas com a colher.

Assim que a carne não estiver mais vermelha, abaixe o fogo e acrescente o vinho. Mexa e deixe secar. Acrescente o molho de tomate e a água e deixe apurando pelo menos uns dez minutos. Se necessário acrescente mais água. A abobrinha vai no final do cozimento, com uns 3 minutos fica boa já. Acrescente o sal e prove.

Dica: se estiver fazendo macarrão para servir com este molho, use uma xícara da água de cozimento da massa no molho, fica ótimo!

Dica 2: sirva este molho com o que quiser! Macarrão, ar…