Pular para o conteúdo principal

Caldo de Mandioca e Caldo de Carne Caseiro

Hoje eu trouxe duas receitas que preparei na sexta feira (quem me acompanha no Instagram viu no stories). Uma é o caldo de carne caseiro, uma versão rápida para você parar de usar caldo industrializado na sua cozinha. A outra, o caldo de mandioca, é derivada do caldo de carne e é mais uma receita de inverno para a coleção do blog.

CALDO DE MANDIOCA



700gr de mandioca picada em cubinhos
500 ml de caldo de carne (veja receita abaixo)
1 cebola picada em cubinhos
3 dentes de alho picadinhos
2 xícaras (chá) de músculo desfiado (veja receita abaixo)
100gr de bacon
½ calabresa picada
Sal e pimenta do reino a gosto
Salsinha e cebolinha para servir

Na panela de pressão, refogue a cebola, o bacon e a calabresa até ficar tudo douradinho. Acrescente o dente de alho picado e refogue mais um minuto. Coloque o caldo de carne na panela e mexa, raspando bem o fundo para aproveitar todos os sabores do refogado.

Coloque a mandioca picada, tempere com um pouco de sal e pimenta (pouco, no final você acerta). Cubra com água (dois dedos acima dos ingredientes). Feche a panela e cozinhe por 25 minutos após pegar pressão. O tempo de cozimento pode variar dependendo da qualidade da mandioca.
Passado o tempo, desligue o fogo e abra a panela com cuidado (após sair toda a pressão).

Selecione metade dos pedaços de mandioca (os maiores) para amassar com o garfo (pode usar o liquidificador? Eu queimei o meu fazendo isso, então não vou recomendar). Volte a mandioca amassada para a panela. Se necessário, acrescente mais um pouco de água (eu usei mais um copo). Junte o músculo desfiado, deixe apurar cozinhando em fogo baixo, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela. Quando estiver na consistência de creme (ou na que você desejar), acerte o sal.

Sirva com salsinha e cebolinha.

CALDO DE CARNE CASEIRO – VERSÃO RÁPIDA

1kg músculo bovino em cubos
1 cebola
2 folhas de louro
1 cenoura
4 dentes de alho
4 cravos
Pimenta do reino a gosto
1 ½ litro de água

Pique a cebola ao meio e em cada metade espete uma folha de louro com os cravos (veja a foto). Pique a cenoura ao meio. Descasque os dentes de alho.



Coloque tudo na panela de pressão (não precisa refogar a carne). Cozinhe por 40 minutos depois que a panela apitar.
Passado o tempo, desligue o fogo. Só abra a panela depois que não tiver mais pressão.
Coe o caldo de carne, dispense os vegetais e temperos, reserve a carne. Depois que o músculo esfriar, desfie.
Músculo desfiado
Esta quantidade de ingredientes rende 1 litro de caldo de carne. Pode congelar o que não for utilizar.
Usar o caldo onde normalmente você utilizaria água para cozinhar, por exemplo: arroz, sopas, feijão, etc.
A carne desfiada que você não for usar na hora, também pode ser congelada.

---

Uma pequena observação: leia o manual de instruções da sua panela de pressão! Sempre esteja atento à qualidade da borracha de vedação e do pino, além de não utilizar se a panela e/ou a tampa estiverem amassadas. Verifique as particularidades do modelo e do material que ela é feita (se pode ou não resfriar na água fria, se pode ou não liberar a pressão levantando o pino com um garfo etc). Atente também para a capacidade da sua panela, NUNCA ultrapasse o limite indicado pelo fabricante. Panelas de pressão são maravilhosas, mas SEMPRE tenha os cuidados indicados no manual. 

Comentários

Destaques

Bolinho de Chuva

Café da manhã homemade mais fácil e rápido que buscar pão na padaria!

BOLINHO DE CHUVA - Receita do instagram da Ju @pitadinha

1 3/4 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar 
1/2 xícara de leite 
1 ovo 
1 pitadinha de sal
1 colher de café de canela
1 colher chá fermento 
Misture todos os ingredientes com um fouet e frite em óleo não muito quente (fogo médio) até dourar dos dois lados. 
Depois de fritos, escorra e polvilhe com açúcar e canela.
*A massa fica mole mesmo, utilize duas colheres para colocá-la no óleo. *Se o óleo estiver muito quente os bolinhos ficarão crus por dentro.

Sopa de Couve Flor com Grão de Bico

Uma sopinha levinha e perfeita para estas noites fresquinhas... É uma receita vegetariana e feita com poucos ingredientes. Na minha visão de leiga, ainda é uma refeição completa, pois possui vegetais, carboidratos e proteína (100gr de grão de bico possui 19gr de proteína).  Esta receita foi inspirada em um link que a @manubarem postou no twitter.  O link para a receita original é este: Roasted Cauliflower and Chickpea soup
SOPA DE COUVE FLOR COM GRÃO DE BICO
4 xícaras (chá) de couve flor picada (aproveite para utilizar os talos, geralmente desprezados de outras receitas) 1 1/2 xícara (chá) de grão de bico cozido 1 cebola picada rusticamente 3 dentes de alho picados  1 colher (café) páprica picante 1/2 colher (café) cominho  2 batatas inglesas médias picadas em cubos grandes Azeite para refogar Sal a gosto
Aqueça uma panela de fundo grosso e acrescente um fio de azeite. Refogue a cebola até começar a dourar. Acrescente as batatas e refogue bem, até dourar. Junte o alho e mexa.  Acresce…

Carne de Porco à Portuguesa

Pesquisei algumas receitas e fiz a minha versão de Carne de Porco à Portuguesa, dica da minha amiga Priscilla Suellen.



CARNE DE PORCO À PORTUGUESA

- 400gr de lombo de porco em cubos médios
- 150 ml de vinho branco
- 2 dentes de alho
- 1 batata doce média
- 2 batatas inglesas médias
- 1 colher (chá) páprica picante
- 1/2 xícara (chá) azeitona preta
- 1 folha de louro
- sal, pimenta e salsinha a gosto
- azeite

Primeiro prepare a marinada para a carne de porco: coloque a carne em um bowl, misture o sal pimenta do reino, o vinho branco os dentes de alho picados em pedaços grandes e a folha de louro cubra com plástico filme e leve à geladeira por 40 minutos. Enquanto isso, pique as batatas em cubos grandes, tempere com a páprica, sal e azeite e leve para assar em forno alto (230oC), pré-aquecido, por 25 minutos, virando-as na metade do tempo para dourarem por igual. Aqueça uma panela e regue com um pouco de azeite. Separe a carne de porco do líquido da marinada e frite-a no azeite. Quando …