Pular para o conteúdo principal

Caldo de Mandioca e Caldo de Carne Caseiro

Hoje eu trouxe duas receitas que preparei na sexta feira (quem me acompanha no Instagram viu no stories). Uma é o caldo de carne caseiro, uma versão rápida para você parar de usar caldo industrializado na sua cozinha. A outra, o caldo de mandioca, é derivada do caldo de carne e é mais uma receita de inverno para a coleção do blog.

CALDO DE MANDIOCA



700gr de mandioca picada em cubinhos
500 ml de caldo de carne (veja receita abaixo)
1 cebola picada em cubinhos
3 dentes de alho picadinhos
2 xícaras (chá) de músculo desfiado (veja receita abaixo)
100gr de bacon
½ calabresa picada
Sal e pimenta do reino a gosto
Salsinha e cebolinha para servir

Na panela de pressão, refogue a cebola, o bacon e a calabresa até ficar tudo douradinho. Acrescente o dente de alho picado e refogue mais um minuto. Coloque o caldo de carne na panela e mexa, raspando bem o fundo para aproveitar todos os sabores do refogado.

Coloque a mandioca picada, tempere com um pouco de sal e pimenta (pouco, no final você acerta). Cubra com água (dois dedos acima dos ingredientes). Feche a panela e cozinhe por 25 minutos após pegar pressão. O tempo de cozimento pode variar dependendo da qualidade da mandioca.
Passado o tempo, desligue o fogo e abra a panela com cuidado (após sair toda a pressão).

Selecione metade dos pedaços de mandioca (os maiores) para amassar com o garfo (pode usar o liquidificador? Eu queimei o meu fazendo isso, então não vou recomendar). Volte a mandioca amassada para a panela. Se necessário, acrescente mais um pouco de água (eu usei mais um copo). Junte o músculo desfiado, deixe apurar cozinhando em fogo baixo, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela. Quando estiver na consistência de creme (ou na que você desejar), acerte o sal.

Sirva com salsinha e cebolinha.

CALDO DE CARNE CASEIRO – VERSÃO RÁPIDA

1kg músculo bovino em cubos
1 cebola
2 folhas de louro
1 cenoura
4 dentes de alho
4 cravos
Pimenta do reino a gosto
1 ½ litro de água

Pique a cebola ao meio e em cada metade espete uma folha de louro com os cravos (veja a foto). Pique a cenoura ao meio. Descasque os dentes de alho.



Coloque tudo na panela de pressão (não precisa refogar a carne). Cozinhe por 40 minutos depois que a panela apitar.
Passado o tempo, desligue o fogo. Só abra a panela depois que não tiver mais pressão.
Coe o caldo de carne, dispense os vegetais e temperos, reserve a carne. Depois que o músculo esfriar, desfie.
Músculo desfiado
Esta quantidade de ingredientes rende 1 litro de caldo de carne. Pode congelar o que não for utilizar.
Usar o caldo onde normalmente você utilizaria água para cozinhar, por exemplo: arroz, sopas, feijão, etc.
A carne desfiada que você não for usar na hora, também pode ser congelada.

---

Uma pequena observação: leia o manual de instruções da sua panela de pressão! Sempre esteja atento à qualidade da borracha de vedação e do pino, além de não utilizar se a panela e/ou a tampa estiverem amassadas. Verifique as particularidades do modelo e do material que ela é feita (se pode ou não resfriar na água fria, se pode ou não liberar a pressão levantando o pino com um garfo etc). Atente também para a capacidade da sua panela, NUNCA ultrapasse o limite indicado pelo fabricante. Panelas de pressão são maravilhosas, mas SEMPRE tenha os cuidados indicados no manual. 

Comentários

Destaques

Frango na cerveja com batatas

FRANGO NA CERVEJA COM BATATAS - ASSADO
1 kg de sobrecoxas de frango (retire apenas o excesso de pele e gordura) 3 batatas inglesas grandes 1 colher (sopa) de alho amassado Suco de 2 limões Sal e pimenta a gosto 1 lata (350ml) de cerveja  1 raminho de alecrim
De um dia para o outro deixe o frango marinando com o suco de limão, alecrim, alho, sal e pimenta.
Pré aqueça o forno a 180ºC por 15 minutos. 
Disponha o frango com a pele para baixo em uma assadeira com o líquido da marinada e as batatas (picadas). Despeje a lata de cerveja e leve para assar por 20 minutos. Tempere as batatas com um pouco de sal e pimenta.
Retire a assadeira do forno com cuidado. Aumente a temperatura do forno para 200ºC. Retire o excesso de líquido e descarte. Vire as sobrecoxas (agora a pele ficará para cima) e volte para o forno para assar por mais aproximadamente 40 minutos.
Servi acompanhado de arroz, feijão e salada de repolho.

Patê de Gorgonzola

Quando a gente tá com pressa de comer e tira a foto de qualquer jeito....

Mas ficou muito bom então vou compartilhar assim mesmo!

Patê de Gorgonzola

150gr de Ricota
3/4 da lata de creme de leite (com o soro)
+Ou- 80gr de queijo gorgonzola (varia conforme seu gosto)
Pitadinha de sal e pimenta

Preparo: só bater tudo no liquidificador até ficar homogêneo

Bolo de mel com especiarias

Bolo cheiroso, com bons ingredientes e sabor incrível! Uma receita ótima para um domingo frio, porque vai canela e maçã e esses ingredientes são a cara do inverno, não é mesmo?!



BOLO DE MEL COM ESPECIARIAS
½ xícara de mel ½ xícara de água quente com cravo e pimenta da Jamaica (ferva 1 xícara de água com 5 cravos e 5 grãos de pimenta da Jamaica até reduzir pela metade - descarte os grãos e utilize somente a água) 3 ovos 1 ¾ xícara de farinha de trigo ¾ xícara de farinha de aveia ½ xícara de óleo (usei de girassol) 1 xícara de açúcar 1 colher de sopa de canela em pó 1 colher de café de noz moscada ralada na hora 1 colher de sopa de fermento em pó 1 maçã pequena descascada e picada em cubinhos
Bata no liquidificador a água quente com o mel até dissolver bem. Junte o açúcar, o óleo, e os ovos e bata até ficar homogêneo.
Peneire as farinhas e especiarias em uma tigela, junte a maçã e misture.
Acrescente a massa batida no liquidificador com as farinhas na tigela, mexendo bem com um fouet.