Pular para o conteúdo principal

Aprenda a fazer um bolo fofinho agora!



A primeira coisa que você tem que fazer é escolher uma receita boa. Escolha uma fonte confiável. Se for a primeira vez que você vai fazer um bolo "do zero", escolha um fácil, como o de chocolate. Fiz o passo a passo para esta receita (clique aqui) mas as dicas servem para quase todas as receitas de bolo!

Leia a receita com cuidado e até o final. Separe todos os ingredientes e utilize colheres e xícaras medidoras (você encontra fácil em lojas de utilidades). Enquanto isso, pré aqueça o forno a 180ºC. Nunca coloque o bolo em forno frio e nem aqueça em temperatura superior ao solicitado na receita. Se o forno estiver quente demais, o bolo vai queimar por fora e não vai assar.


Utilize um fouet (batedor de arame) para bater bem os ovos. Depois, acrescente o açúcar e bata bem até ficar uma mistura esbranquiçada. Misture o óleo.

Se sua receita não leva ovos, é neste passo que você vai incorporar os líquidos e o óleo (ou manteiga).


Os ingredientes sólidos devem ser todos peneirados. Comecei pelo chocolate em pó. Incorpore o chocolate aos ingredientes líquidos utilizando o fouet.


Repita o procedimento com a farinha e o amido, incorpore bem e depois peneire o fermento e misture de leve com o fouet. Despeje a massa em uma assadeira untada uniformemente com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Verifique o tamanho da forma que a receita sugere. Não deixe o volume da massa ultrapassar dois terços da altura da assadeira. 

Cada forno leva um tempo, no meu esse bolo levou 45 minutos para ficar pronto; nunca abra o forno enquanto o bolo não tiver crescido e "estabilizado", aproximadamente 30 minutos (para um bolo do tamanho desta receita). A queda na temperatura do forno neste ponto vai estragar seu bolinho.

Para verificar se está pronto, espete um palito de churrasco ou uma faca no meio do bolo e, se sair limpo, está pronto.


Bolo pronto <3


Comentários

Destaques

Mingau de aveia com banana

Começando bem o final de semana com essa delícia de mingau de aveia!

Mingau de aveia com banana

Mexa, sempre em fogo baixo, até engrossar: - 1 xícara de leite
- 1/2 xícara de água
- 3 colheres de sopa de aveia em flocos finos
- 1 banana bem madura amassada
- 1 colher de café de canela

Decore como preferir! Usei sementes de girassol, coco ralado e uva.

Se quiser pode adoçar a gosto, mas quando a banana tá bem madura eu nem acho necessário.


Almôndegas de Peito de Peru

Às vezes eu crio coragem e gravo uma receita lá no stories do meu Instagram (segue lá, é @sopostocomida). Hoje, postei estas almôndegas:



ALMÔNDEGAS DE PEITO DE PERU

800gr de peito de peru moída (comprei a bandeja congelada no supermercado)
1/2 xícara (chá) de farelo de aveia
1 cenoura ralada
1 cebola picadinha
Temperos a gosto (usei sal, páprica defumada, alho em pó, orégano, cúrcuma, gergelim preto)
Molho de tomate para cozinhar



Misture tudo com as mãos e cozinhe em fogo baixo com molho de tomate até quase cobrir as almôndegas. Como eu usei molho de tomate caseiro e bem concentrado, usei 1 xícara de molho para 1 xícara e meia de água.

Renderam 10 unidades e mais 4 hambúrgueres que congelei.

Bolinho de Feijão Branco

Bolinho de Feijão Branco

1 xícara de feijão branco cru (depois de cozido, são 2 xícaras e meia)
2 c.sopa cebolinha picadinha
1 c.cafe de alho em pó
2 c. sopa de farinha de aveia
1 c. sopa de azeite
1/2 cenoura ralada (fino)
Sal e pimenta preta a gosto

Deixe o feijão cru de molho por 24h. Escorra e cozinhe na pressão com água e uma folha de louro por 15 min (depois que pegar pressão);

Escorra bem o feijão e amasse com um garfo. Misture todos os outros ingredientes, modele bolinhas, achate e grelhe em uma frigideira antiaderente até formar essa casquinha dourada.