Pular para o conteúdo principal

Aprenda a fazer um bolo fofinho agora!



A primeira coisa que você tem que fazer é escolher uma receita boa. Escolha uma fonte confiável. Se for a primeira vez que você vai fazer um bolo "do zero", escolha um fácil, como o de chocolate. Fiz o passo a passo para esta receita (clique aqui) mas as dicas servem para quase todas as receitas de bolo!

Leia a receita com cuidado e até o final. Separe todos os ingredientes e utilize colheres e xícaras medidoras (você encontra fácil em lojas de utilidades). Enquanto isso, pré aqueça o forno a 180ºC. Nunca coloque o bolo em forno frio e nem aqueça em temperatura superior ao solicitado na receita. Se o forno estiver quente demais, o bolo vai queimar por fora e não vai assar.


Utilize um fouet (batedor de arame) para bater bem os ovos. Depois, acrescente o açúcar e bata bem até ficar uma mistura esbranquiçada. Misture o óleo.

Se sua receita não leva ovos, é neste passo que você vai incorporar os líquidos e o óleo (ou manteiga).


Os ingredientes sólidos devem ser todos peneirados. Comecei pelo chocolate em pó. Incorpore o chocolate aos ingredientes líquidos utilizando o fouet.


Repita o procedimento com a farinha e o amido, incorpore bem e depois peneire o fermento e misture de leve com o fouet. Despeje a massa em uma assadeira untada uniformemente com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Verifique o tamanho da forma que a receita sugere. Não deixe o volume da massa ultrapassar dois terços da altura da assadeira. 

Cada forno leva um tempo, no meu esse bolo levou 45 minutos para ficar pronto; nunca abra o forno enquanto o bolo não tiver crescido e "estabilizado", aproximadamente 30 minutos (para um bolo do tamanho desta receita). A queda na temperatura do forno neste ponto vai estragar seu bolinho.

Para verificar se está pronto, espete um palito de churrasco ou uma faca no meio do bolo e, se sair limpo, está pronto.


Bolo pronto <3


Comentários

Destaques

Cusco e Lima

Compartilho algumas experiências que tivemos entre Cusco e Lima pra tentar te inspirar a conhecer estes lugares maravilhosos. No final, alguns links que usei para programar a viagem e que tem outras dicas muito úteis.
Comprei as passagens com muitos meses de antecedência: a primeira parada foi em Cusco, ficamos cinco dias e, depois, Lima, por mais 3 dias.  Em Cusco, fomos direto para o Loki Hostel, para dormir uma noite antes do passeio Machu Picchu by train (da Loki Travel) que dura dois dias. Escolhi comprar o pacote (que incluía passagens, translados e entrada em Machu Picchu) porque achei muito complicado agendar passagens de trem, translados, comprar entradas para Machu Picchu, agendar hostel e guias, mas você pode fazer tudo sozinho também.
Uma publicação compartilhada por Thaynara Rezende (@sopostocomida) em 9 de Mai, 2018 às 5:09 PDT
O Loki Hostel tem um bar maravilhoso, que serve pratos de café da manhã, almoço e jantar com preço justo e ótima qualidade. Foi muito bom ter est…

Para congelar: comida feita em casa, todos os dias!

Sempre congelo grão de bico cozido, molho de tomate, frango desfiado, espinafre, etc.  Porque não congelar o prato pronto também? Resolvi investir um dia para congelar as refeições da semana aqui em casa. Eu fui incentivada por um post da JuPitadinha, que está programando as refeições da família dela para um mês. Aqui, meu congelador é pequeno e comporta refeições para os cinco dias úteis, os mais problemáticos para pensar nos cardápios e cozinhar. Hoje, em 5 horas de trabalho (entre compras e cozinha) resolvi 4 pratos para duas pessoas e 6 marmitas de 500 ml de sopa pra mim (amo sopa, mesmo quando tá calor!).
Após alguns testes, concluí que este recipiente que uso - 750ml - rende 4 refeições pra gente, ou seja, é perfeito para 1 jantar e 1 almoço para duas pessoas. Faça os testes e rapidinho você vai encontrar uma quantidade ideal pra sua realidade.

O arroz ou a batata faço na hora, porque é bem rápido e fácil, né. Mas dá pra congelar o arroz prontinho e fica ótimo também.  Alface e…

Bobó de Frango com Inhame

Quem me acompanha no Insta e no Twitter viu minha empolgação com esta receita, da maravilhosa Rita Lobo. É um bobó um pouco diferente: ao invés de mandioca e camarão, é feito com frango e inhame. Excelente para variar o cardápio do dia a dia. Receita fácil, rápida e feita em uma panela só. Aqui, dispensamos os acompanhamentos, que poderiam ser arroz ou farinha de milho.
Para acessar a receita, clique aqui