Pular para o conteúdo principal

A melhor sopa de feijão de todos os tempos

Esta é uma receita inspirada na sopa de feijão que a Paulinha sempre posta no Facebook e no Instagram e toda vez eu tenho que fazer, porque esta receita é amor puro! Nunca tinha postado aqui não sei porquê. 

Para fazer esta sopa eu usei o músculo desfiado que rendeu da receita do caldo de carne que eu postei aqui outro dia. 

Carne desfiada prontinha no congelador é uma mão na roda. Rende sopas, molho para polenta, macarrão, refogadinho com legumes, panquecas, arroz com carne, risotos, enfim, possibilidades infinitas.

Aqui ela rendeu o jantar para duas pessoas e ainda sobrou um pouquinho para o outro dia.

A MELHOR SOPA DE FEIJÃO DE TODOS OS TEMPOS

1/2 xícara de feijão (cru)
1 xícara de músculo desfiado
1 cenoura média
1 cebola
1 chuchu
1 alho poró
1 folha de couve
3 dentes de alho
1 batata inglesa média
1 colher (café) de páprica defumada
2 folhas de louro
Sal e pimenta a gosto

Pique os legumes em cubos, o alho poró na metade e depois em fatias, a couve bem picadinha.

Deixe o feijão de molho algumas horas em água morna. Aqui não deu tempo de deixar de molho muito tempo, apenas umas 2 horas, mas é muito importante que ele fique pelo menos umas 8 horas.

Em uma panela de pressão, refogue a cebola até começar a dourar e junte os dentes de alho e refogue por mais um minuto.

Junte o feijão, as folhas de louro, a páprica, o músculo e coloque um pouquinho de sal e de pimenta. Cubra com água até passar uns dois dedos acima do nível do refogado.

Tampe a panela de pressão e cozinhe por 25 minutos depois de apitar. Quando sair toda a pressão, abra a panela e verifique se o feijão está cozido.

Caso não esteja, tampe novamente a panela e cozinhe mais um pouco.

Se já está tudo certo, junte todos os legumes picados e complete com água até cobrir.

Deixe ferver por mais ou menos 20 minutos (até ficar "cremosa") e acerte o sal e a pimenta.

Coloque a couve picada e deixe ferver por um minuto.



Comentários

Destaques

Bobó de Frango com Inhame

Quem me acompanha no Insta e no Twitter viu minha empolgação com esta receita, da maravilhosa Rita Lobo. É um bobó um pouco diferente: ao invés de mandioca e camarão, é feito com frango e inhame. Excelente para variar o cardápio do dia a dia. Receita fácil, rápida e feita em uma panela só. Aqui, dispensamos os acompanhamentos, que poderiam ser arroz ou farinha de milho.
Para acessar a receita, clique aqui

Couve Flor Assada ao Curry

Este é meu jeito favorito de fazer este legume (exceto, é claro, gratinada com bastante queijo).
Higienize a couve flor, separe os floretes. Para servir 2 pessoas, como único acompanhamento, metade de uma couve flor é suficiente. O restante, se não for usar, branqueie e congele.
Seque os floretes que for usar com papel toalha. Em um bowl, coloque 1 colher (chá) de curry (clique aqui para saber como fazer o seu), 3 colheres (sopa) de azeite e sal a gosto. Junte a couve flor e misture bem até envolver todos os floretes no tempero.
Asse em forno pré aquecido a 200°C por aproximadamente 15 minutos, até ficarem macios. Espere esfriar um pouco para servir. 

Para congelar: comida feita em casa, todos os dias!

Sempre congelo grão de bico cozido, molho de tomate, frango desfiado, espinafre, etc.  Porque não congelar o prato pronto também? Resolvi investir um dia para congelar as refeições da semana aqui em casa. Eu fui incentivada por um post da JuPitadinha, que está programando as refeições da família dela para um mês. Aqui, meu congelador é pequeno e comporta refeições para os cinco dias úteis, os mais problemáticos para pensar nos cardápios e cozinhar. Hoje, em 5 horas de trabalho (entre compras e cozinha) resolvi 4 pratos para duas pessoas e 6 marmitas de 500 ml de sopa pra mim (amo sopa, mesmo quando tá calor!).
Após alguns testes, concluí que este recipiente que uso - 750ml - rende 4 refeições pra gente, ou seja, é perfeito para 1 jantar e 1 almoço para duas pessoas. Faça os testes e rapidinho você vai encontrar uma quantidade ideal pra sua realidade.

O arroz ou a batata faço na hora, porque é bem rápido e fácil, né. Mas dá pra congelar o arroz prontinho e fica ótimo também.  Alface e…