Pular para o conteúdo principal

Planejando o cardápio do final de semana

Eu não curto muito planejar o cardápio e depois ir ao supermercado. Nem sempre os vegetais estão do jeito que a gente espera... Compro um pouquinho do que tiver bom e em casa resolvo o que fazer – o que não é uma boa ideia se você é iniciante na cozinha (experiência própria). Neste caso, a solução é pensar em pelo menos um cardápio + uma alternativa.

Comprei: 1kg de patinho moído, 2 peitos de frango (1,8kg), batata inglesa, cenoura, chuchu, tomate, abobrinha, cebola, noz moscada e leite de coco. Infelizmente não encontrei grão de bico, queria testar uma receitinha de falafel.

Compras feitas, hora de definir o cardápio. Eu pensei em “Torta Madalena”, molho de carne moída com legumes, Frango Masala e dois tipos de sopa. Mas à medida que uma coisa e outra iam ficando prontas, fui mudando de ideia.

Postei no Stories, no Instagram, todas as etapas:

Primeiro, higienizar e secar todos os vegetais. Descasquei as batatas e coloquei pra cozinhar na pressão. Enquanto isso, afiei a faca e piquei tudo, de acordo com o que queria fazer. Reservei uma abobrinha inteira. 

Vegetais separados, batata cozida e amassada, hora de mexer com o frango. Cortei tudo em cubos, era muito frango para fazer a receita que queria. Coloquei metade para marinar no alho, limão e pimenta e a outra metade para cozinhar na pressão com os ossos (importante usar os ossos para dar sabor ao caldo).
Enquanto o frango cozinhava, refoguei a carne moída com alho, cebola e azeite. Misturei alguns legumes (chuchu, cenoura e abobrinha) e deixei cozinhar.

Montei a torta Madalena (uma camada de carne e uma de purê). Sobrou purê, reservei.

Coloquei um pouco de molho de tomate (200gr) que eu tinha congelado (receita aqui) na carne moída. Recheei a abobrinha com essa carne e reservei. As sementes da abobrinha que foi recheada foram reservadas. Coloquei o restante do molho (mais 200gr) e separei a carne moída em dois potinhos para congelar. Esta porção é suficiente para fazer macarrão para nós dois.

O frango cozinhou, eu desfiei e separei um potinho para congelar também. Frango desfiado congelado é vida! O restante do frango vai na sopa.

Como já estava na hora do jantar, cobri a abobrinha recheada com papel alumínio e levei ao forno pré aquecido.

Enquanto ela assava, refoguei a cebola e juntei os vegetais que estavam “sobrando”: abobrinha (inclusive as sementes reservadas), cenoura e chuchu e cozinhei com água, curry e com o caldo do frango (aquele que foi desfiado). Quando tava tudo cozido, bati no liquidificador e voltei para a panela com o frango desfiado para apurar, coloquei um pouco de leite de coco para completar (breve receita certinha). Neste ponto, a abobrinha assada já estava pronta e eu servi com o que sobrou o purê de batatas e com um pouco do tomate picado. Servi também uma provinha da sopa de legumes com curry porque não dava mais pra esperar!

Falando nisso, as sopas são uma boa substituição para a salada no inverno.
Com esta mesma combinação (chuchu, abobrinha e cenoura) também é possível fazer a sopa de lentilhas e a sopa de legumes com frango. Receita aqui e aqui

O frango marinado vai virar Frango Masala para o almoço e provavelmente uma porção para congelar também. Por isso, deixei já reservado os tomates picados, a cebola e um pouco da cenoura que sera cozida no vapor ou junto do arroz que acompanhará o frango (vamos decidir ainda). 

Para quem perdeu, seguem os stories:







Comentários

Destaques

Bolinho de Chuva

Café da manhã homemade mais fácil e rápido que buscar pão na padaria!

BOLINHO DE CHUVA - Receita do instagram da Ju @pitadinha

1 3/4 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar 
1/2 xícara de leite 
1 ovo 
1 pitadinha de sal
1 colher de café de canela
1 colher chá fermento 
Misture todos os ingredientes com um fouet e frite em óleo não muito quente (fogo médio) até dourar dos dois lados. 
Depois de fritos, escorra e polvilhe com açúcar e canela.
*A massa fica mole mesmo, utilize duas colheres para colocá-la no óleo. *Se o óleo estiver muito quente os bolinhos ficarão crus por dentro.

Carne de Porco à Portuguesa

Pesquisei algumas receitas e fiz a minha versão de Carne de Porco à Portuguesa, dica da minha amiga Priscilla Suellen.



CARNE DE PORCO À PORTUGUESA

- 400gr de lombo de porco em cubos médios
- 150 ml de vinho branco
- 2 dentes de alho
- 1 batata doce média
- 2 batatas inglesas médias
- 1 colher (chá) páprica picante
- 1/2 xícara (chá) azeitona preta
- 1 folha de louro
- sal, pimenta e salsinha a gosto
- azeite

Primeiro prepare a marinada para a carne de porco: coloque a carne em um bowl, misture o sal pimenta do reino, o vinho branco os dentes de alho picados em pedaços grandes e a folha de louro cubra com plástico filme e leve à geladeira por 40 minutos. Enquanto isso, pique as batatas em cubos grandes, tempere com a páprica, sal e azeite e leve para assar em forno alto (230oC), pré-aquecido, por 25 minutos, virando-as na metade do tempo para dourarem por igual. Aqueça uma panela e regue com um pouco de azeite. Separe a carne de porco do líquido da marinada e frite-a no azeite. Quando …

Bacalhau com Natas

Hoje a receita quem me passou foi minha grande amiga Priscilla (saudades, amiga). A original é do site Sabor Intenso e eu adaptei apenas temperos e quantidades. A intenção era fazer o suficiente para duas pessoas, mas acabou sobrando, então, nestas quantidades serve 3 porções.  Aqui, já conhecia esta receita por "bacalhau que nós gostamos" ou "bacalhau à consulesa", mas vou manter o nome original, apesar de não ter natas aqui em Minas e sim creme de leite.
BACALHAU COM NATAS


400gr de bacalhau salgado em lascas (usei do porto, pode ser qualquer um) 500gr de batata inglesa picada em cubos 1 cebola grande picada em meia lua 1 xícara de leite 2 colheres (sopa) de manteiga 2 colheres (sopa) de farinha de trigo 1 xícara de creme de leite fresco 1 colher de sopa de tempero caseiro (clique para ver a receita) Óleo para fritar as batatas Azeite para refogar o bacalhau Parmesão ralado na hora
1. Dessalgar o bacalhau: colocar de molho em água filtrada, na geladeira, em uma va…