Pular para o conteúdo principal

Manaus - Parte 2 - Restaurantes

Segundo e último post sobre os restaurantes que visitei em Manaus.

TAMBAQUI DE BANDA

Com uma localização privilegiada, visitamos três vezes. Na primeira, pedi uma banda de tambaqui, acompanhada de baião e vinagrete. E descobri por que é um peixe tão recomendado. Tomei também uma caipirinha de cupuaçu, minha fruta favorita: fica bem como geleia, suco, vitamina, bala, bombom etc.
No segundo dia, fomos para almoçar: pedimos o “Caboco Enrolado” de entrada: Rolinhos de banana pacova frita recheados com pirarucu seco ao cream cheese e estava uma delícia. Para almoçar, eu pedi o “Tacaqui o Nhoque”, um prato muito recomendado composto por nhoque de tambaqui ao molho de tucupi, jambu e camarão fresco.  O Sandro pediu Pirarucu com tucupi acompanhado de pirão e arroz.
No terceiro dia, encontramos o Vitor, do blog É de Comer? e pedimos novamente uma banda do tambaqui. Mas antes uma porção de “fish and chips” (de tambaqui também), que foi o prato que o restaurante serviu no estádio durante a Copa do Mundo.

Caboco Enrolado

Tacaqui o Nhoque
Uma publicação compartilhada por Só posto comida! (@sopostocomida) em

CAXIRI

O Caxiri é um restaurante contemporâneo que usa ingredientes tradicionais da Amazônia para preparar os pratos. Foi uma experiência maravilhosa, os pratos são deliciosos e bem servidos. Gastronomia de alto nível no menu executivo do almoço.
Pedimos crostini de queijo coalho com castanha e salada do dia de entrada e o prato principal foi a “Kaftamazônica”. A sobremesa foi “parfait de banana” e estava uma delícia também!

Kaftamazônica

Uma publicação compartilhada por Só posto comida! (@sopostocomida) em

CABOQUINHO

Com uma proposta bem diferente dos outros restaurantes que visitamos, este é um fast food de comida típica e, ao contrário dos fast foods tradicionais, com ótima qualidade.

Pedi um sanduíche de pirarucu empanado e um caldinho de peixe. Vale a pena a visita!


--- 

Pra terminar o assunto de comida de Manaus, apreciem este vídeo do Vitor, que ensina a fazer uma receita típica:


*Se você perdeu o primeiro post sobre os restaurantes de Manaus, clique aqui para ver.

Comentários

Postar um comentário

Comente, deixe sugestões, críticas e dicas para as próximas postagens. Volte sempre!

Destaques

Couve Flor Assada ao Curry

Este é meu jeito favorito de fazer este legume (exceto, é claro, gratinada com bastante queijo).
Higienize a couve flor, separe os floretes. Para servir 2 pessoas, como único acompanhamento, metade de uma couve flor é suficiente. O restante, se não for usar, branqueie e congele.
Seque os floretes que for usar com papel toalha. Em um bowl, coloque 1 colher (chá) de curry (clique aqui para saber como fazer o seu), 3 colheres (sopa) de azeite e sal a gosto. Junte a couve flor e misture bem até envolver todos os floretes no tempero.
Asse em forno pré aquecido a 200°C por aproximadamente 15 minutos, até ficarem macios. Espere esfriar um pouco para servir. 

Cardápio para quibe assado

Precisava de acompanhamentos para o Quibe Assado que eu estava morrendo de vontade de preparar e, indecisa, providenciei vários:
Caponata de Berinjela Salada de Abobrinha Grelhada Salada de lentilha com cebola caramelizada
Também comprei pão sírio e hommos tahine. Um cardápio lindo, diversificado e saudável!
Segue a receita do QUIBE ASSADO (para 06 pessoas)
1,5 kg de patinho moído duas vezes 2 xícaras (chá) trigo para quibe 2 colheres (sopa) de pimenta síria 1 punhado de hortelã Sal a gosto (aqui foram duas colheres de sopa) 1 cebola Azeite
Hidrate o trigo em água morna por trinta minutos. Escorra e reserve.
Bata cebola, a hortelã, a cebola e a pimenta no liquidificador. Amasse bem a carne com o tempero. Junte o trigo e misture novamente muito bem. Junte 1 xícara (chá) de água gelada e incorpore à mistura.
Coloque a mistura em um travessa de vidro untada com azeite e aperte bem. Faça marcações em diagonal no quibe, cubra com um pouco para azeite e leve para assar  em forno médio pré aqu…

Para congelar: comida feita em casa, todos os dias!

Sempre congelo grão de bico cozido, molho de tomate, frango desfiado, espinafre, etc.  Porque não congelar o prato pronto também? Resolvi investir um dia para congelar as refeições da semana aqui em casa. Eu fui incentivada por um post da JuPitadinha, que está programando as refeições da família dela para um mês. Aqui, meu congelador é pequeno e comporta refeições para os cinco dias úteis, os mais problemáticos para pensar nos cardápios e cozinhar. Hoje, em 5 horas de trabalho (entre compras e cozinha) resolvi 4 pratos para duas pessoas e 6 marmitas de 500 ml de sopa pra mim (amo sopa, mesmo quando tá calor!).
Após alguns testes, concluí que este recipiente que uso - 750ml - rende 4 refeições pra gente, ou seja, é perfeito para 1 jantar e 1 almoço para duas pessoas. Faça os testes e rapidinho você vai encontrar uma quantidade ideal pra sua realidade.

O arroz ou a batata faço na hora, porque é bem rápido e fácil, né. Mas dá pra congelar o arroz prontinho e fica ótimo também.  Alface e…