Pular para o conteúdo principal

Manaus - Parte 1 - Restaurantes

A culinária do norte é a mais rica do Brasil! Conseguimos visitar todos os restaurantes que estavam na lista e ainda voltei pra BH com saudades. Minhas considerações sobre os restaurantes que visitamos e os pratos que pedimos estão neste post!

AMAZÔNICO PEIXARIA
Assim que chegamos em Manaus, fomos almoçar neste restaurante. Pedimos dadinhos de tapioca de entrada, eles vieram acompanhados de geleia de cupuaçu e eu desconfio que não poderíamos ter escolhido melhor! O prato principal foi uma matrinxã recheada com farofa acompanhada de baião de dois e vinagrete. Eu não sou fã de coentro, mas o prato estava muito equilibrado e ele fez o seu papel sem roubar o sabor de nada. Além dos acompanhamentos que já vem com o peixe, pedimos ainda um purê de banana pacova, que compôs perfeitamente o prato. Tudo muito bem servido e delicioso!

Matrinxã recheada com farofa

Dadinhos de tapioca com geleia de cupuaçu
CAFÉ COM LEITE
Um café com um cardápio variado de sanduíches, tapiocas e sucos. Pedi a “tapioca da terra”, recheada com banana frita, queijo coalho e tucumã, um fruta bem comum na região. Confesso que o tucumã puro não me agradou muito, mas ele ali, casando com a banana e com o queijo ficou perfeito. Não tive chance de comer o tucumã de novo, espero ter outra logo!

Tapioca da Terra

BANZEIRO
Em um dos restaurantes mais famosos da cidade, pedimos a esperada formiga saúva em espuma de mandioquinha. Sensacional! O cardápio de entradas é muito extenso e todas pareciam deliciosas, preciso voltar!
O prato principal foi o Pirarucu Amazônico (com banana frita e queijo coalho) e estava perfeito. Também foi complicado escolher o prato, queria provar todos os peixes. Escolhemos o pirarucu porque já havíamos comido a Matrinxã e o Tambaqui em outros lugares, só usando este critério mesmo para conseguir decidir.
Também pedi o trio de batidinhas (cupuaçu, graviola e taperebá) e a inusitada caipirinha manauara: feita com banana!

Trio de batidinhas

Saúva na espuma de mandioquinha

Uma publicação compartilhada por Só posto comida! (@sopostocomida) em

Como o post ficou extenso, continuarei no próximo!            

Comentários

  1. Que riqueza de sabores! Fiquei com vontade de experimentar todos, mas as formiguinhas me atraem mais, porque são diferentes! Kkkk oq você achou do sabor? Bjos amiga e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, obrigada pela mensagem! As formigas são ótimas, também tive oportunidade de comer uma in natura. O sabor lembra de erva cidreira e elas são bem crocantes. Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Comente, deixe sugestões, críticas e dicas para as próximas postagens. Volte sempre!

Destaques

Para congelar: comida feita em casa, todos os dias!

Sempre congelo grão de bico cozido, molho de tomate, frango desfiado, espinafre, etc.  Porque não congelar o prato pronto também? Resolvi investir um dia para congelar as refeições da semana aqui em casa. Eu fui incentivada por um post da JuPitadinha, que está programando as refeições da família dela para um mês. Aqui, meu congelador é pequeno e comporta refeições para os cinco dias úteis, os mais problemáticos para pensar nos cardápios e cozinhar. Hoje, em 5 horas de trabalho (entre compras e cozinha) resolvi 4 pratos para duas pessoas e 6 marmitas de 500 ml de sopa pra mim (amo sopa, mesmo quando tá calor!).
Após alguns testes, concluí que este recipiente que uso - 750ml - rende 4 refeições pra gente, ou seja, é perfeito para 1 jantar e 1 almoço para duas pessoas. Faça os testes e rapidinho você vai encontrar uma quantidade ideal pra sua realidade.

O arroz ou a batata faço na hora, porque é bem rápido e fácil, né. Mas dá pra congelar o arroz prontinho e fica ótimo também.  Alface e…

Couve Flor Assada ao Curry

Este é meu jeito favorito de fazer este legume (exceto, é claro, gratinada com bastante queijo).
Higienize a couve flor, separe os floretes. Para servir 2 pessoas, como único acompanhamento, metade de uma couve flor é suficiente. O restante, se não for usar, branqueie e congele.
Seque os floretes que for usar com papel toalha. Em um bowl, coloque 1 colher (chá) de curry (clique aqui para saber como fazer o seu), 3 colheres (sopa) de azeite e sal a gosto. Junte a couve flor e misture bem até envolver todos os floretes no tempero.
Asse em forno pré aquecido a 200°C por aproximadamente 15 minutos, até ficarem macios. Espere esfriar um pouco para servir. 

Comidinhas da Diana

Inicialmente pensado para ser um instagram com receitas e dicas para introdução alimentar dos bebês, a página da Diana e da Fernanda se tornou uma inspiração pra mim.

E fez tanto sucesso que virou livro: ele traz receitas simples e com muitos vegetais, excelente para variar o cardápio e tornar opções cotidianas mais nutritivas - um exemplo é a carne moída com legumes, preparo simples e que ganha mais sabor e nutrientes com adição de legumes variados.

Há também indicação de idade e algumas receitas são indicadas para intolerantes, embora este não seja o foco.

Todas as receitas do livro estão no Insta que linkei acima e o blog está sendo construído também. Gosto do livro pela facilidade de ter as receitas sempre a mão. Excelente para crianças e adultos!