Pular para o conteúdo principal

Foz do Iguaçu

Post um pouco atrasado (viajei em abril de 2016)... Este originalmente foi um e-mail que enviei para alguns amigos que pediram dicas e agora é público!

1) MACUCO SAFÁRI, LADO BRASILEIRO E PARQUE DAS AVES (1 dia)
*SE FOR FAZER O LADO BRASILEIRO E O ARGENTINO, FAÇA O LADO BRASILEIRO PRIMEIRO!

Recomendo ir de táxi, mas existe a opção do ônibus também. Compre uma capinha a prova d'água para o seu celular, dessas baratinhas mesmo, e também compre capas de chuva com antecedência, dentro do parque é tudo mais caro.

Quando comprar seu ingresso, pergunte ao pessoal do guichê onde compra o passeio do Macuco Safari. Você vai fazer o passeio completo (com o barco, que é o mais importante) e custa se não me engano uns R$200 por pessoa e vale cada centavo. A entrada do Macuco fica dentro do parque.

Você vai pegar um ônibus super bacana e vai por uma estrada linda até bem próximo das cataratas. Vá pela trilha (toda sinalizada) e volte de elevador. Como a fila do elevador estava gigante, nós voltamos pelo caminho normal mesmo.


Imagem do lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu
Depois de ver as cataratas, hora da cereja do bolo, o passeio de barco - Macuco Safári. Lindo e imperdível. Leve roupa para se trocar. Deixe tudo que não pode se molhar no guarda volumes (precisa comprar ficha), vá de chinelo para não molhar o tênis e evitar bolhas porque você ainda vai andar muito no lado argentino.

Vista das cataratas no Macuco Safári
Saindo do Macuco, pegue o ônibus de volta para a entrada, saia do parque e atravesse a rodovia para o Parque das Aves.


É muito lindo, principalmente a parte dos tucanos e araras <3.

Tucano no Parque das Aves

A noite, dá pra jantar em um dos restaurantes legais que tem lá. Não compramos nenhum dos passeios para restaurantes com a agência, preferi pesquisar e ir por minha conta mesmo.

2) LADO ARGENTINO DAS CATARATAS (1 dia - não marque nada para a noite)
Se tiver que fazer só um passeio, é esse! Recomendo fortemente que você contrate uma agência porque o parque do lado argentino é gigante, a estrutura não é tão boa quanto do lado brasileiro, as trilhas são longas e confusas e o guia é essencial pra te ajudar a aproveitar bem o dia. Faça todas as trilhas. Vá na Garganta do Diabo: você pode ver mil fotos, mil vídeos, que nunca vai conseguir imaginar o que é estar lá. Nossa guia foi a Vivian e ela é ótima, é da Loumar Turismo, aí embaixo estão os contatos. 
Não marque nada para a noite deste dia, você vai chegar super cansado e vai querer pedir delivery no hotel.

Garganta do Diabo - Lado Argentino das Cataratas


3) NOITE ARGENTINA
A agência tem essa opção de passeio e eu gostei bem! Talvez se  chegar cedo dê pra fazer no dia da chegada, já que se não me engano eles saem por volta de 18h, mas aí tem que ver direitinho sobre reserva, horários etc. Basicamente a van te leva em uns lugares na fronteira pra comprar vinhos, embutidos, temperinhos, doce de leite, alfajor etc. Recomendo um que provei lá, da marca CACHAFAZ. Este passeio também tem a opção de visita ao Ice Bar.

Jantar no Te Amaré Maitena


4) ITAIPU
Tem a opção de visita a parte interna da usina ou só o passeio da vista mesmo. É uma obra impressionante, mas particularmente achei cansativo (fizemos o tour completo).



5) CENTRO BUDISTA
É mais ou menos perto de Itaipu, dá pra fazer no mesmo dia. 

Eu comprei Pesos aqui, mas no caminho para as Cataratas Argentinas o pessoal da agência parou para fazer o câmbio. A maioria dos lugares que você vai do lado argentino aceitam Reais mas a entrada do parque deve ser paga com a moeda argentina (procure saber o preço atualizado dos ingressos).

Ah, dia de churrascaria - recomendo a Churrascaria do Gaúcho. 

O melhor restaurante foi o La Máfia, massa perfeita e a decoração do lugar é muito legal. Liguei para fazer a reserva e já agendei o transfer. 

Outros links que podem ajudar:

- http://www.loumarturismo.com.br/ - no site da Loumar tem atendente on line, eles são ótimos!

Comentários

Destaques

Bolinho de Chuva

Café da manhã homemade mais fácil e rápido que buscar pão na padaria!

BOLINHO DE CHUVA - Receita do instagram da Ju @pitadinha

1 3/4 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar 
1/2 xícara de leite 
1 ovo 
1 pitadinha de sal
1 colher de café de canela
1 colher chá fermento 
Misture todos os ingredientes com um fouet e frite em óleo não muito quente (fogo médio) até dourar dos dois lados. 
Depois de fritos, escorra e polvilhe com açúcar e canela.
*A massa fica mole mesmo, utilize duas colheres para colocá-la no óleo. *Se o óleo estiver muito quente os bolinhos ficarão crus por dentro.

Carne de Porco à Portuguesa

Pesquisei algumas receitas e fiz a minha versão de Carne de Porco à Portuguesa, dica da minha amiga Priscilla Suellen.



CARNE DE PORCO À PORTUGUESA

- 400gr de lombo de porco em cubos médios
- 150 ml de vinho branco
- 2 dentes de alho
- 1 batata doce média
- 2 batatas inglesas médias
- 1 colher (chá) páprica picante
- 1/2 xícara (chá) azeitona preta
- 1 folha de louro
- sal, pimenta e salsinha a gosto
- azeite

Primeiro prepare a marinada para a carne de porco: coloque a carne em um bowl, misture o sal pimenta do reino, o vinho branco os dentes de alho picados em pedaços grandes e a folha de louro cubra com plástico filme e leve à geladeira por 40 minutos. Enquanto isso, pique as batatas em cubos grandes, tempere com a páprica, sal e azeite e leve para assar em forno alto (230oC), pré-aquecido, por 25 minutos, virando-as na metade do tempo para dourarem por igual. Aqueça uma panela e regue com um pouco de azeite. Separe a carne de porco do líquido da marinada e frite-a no azeite. Quando …

Bacalhau com Natas

Hoje a receita quem me passou foi minha grande amiga Priscilla (saudades, amiga). A original é do site Sabor Intenso e eu adaptei apenas temperos e quantidades. A intenção era fazer o suficiente para duas pessoas, mas acabou sobrando, então, nestas quantidades serve 3 porções.  Aqui, já conhecia esta receita por "bacalhau que nós gostamos" ou "bacalhau à consulesa", mas vou manter o nome original, apesar de não ter natas aqui em Minas e sim creme de leite.
BACALHAU COM NATAS


400gr de bacalhau salgado em lascas (usei do porto, pode ser qualquer um) 500gr de batata inglesa picada em cubos 1 cebola grande picada em meia lua 1 xícara de leite 2 colheres (sopa) de manteiga 2 colheres (sopa) de farinha de trigo 1 xícara de creme de leite fresco 1 colher de sopa de tempero caseiro (clique para ver a receita) Óleo para fritar as batatas Azeite para refogar o bacalhau Parmesão ralado na hora
1. Dessalgar o bacalhau: colocar de molho em água filtrada, na geladeira, em uma va…