Pular para o conteúdo principal

Frango à Parmegiana

É um bife (no caso de peito de frango), à milanesa, com molho de tomate e queijo gratinado, um prato brasileiro com nome italiano. Se você ama ler sobre comida e quer saber a origem do “filé à parmigiana”, o melhor site que encontrei foi o “Mangia che ti fa Bene”.

Aqui em casa, pra quatro pessoas, a receita é essa:



FILÉ DE PEITO DE FRANGO À PARMEGIANA

Para empanar
- 1 ¼ xícara (chá) farinha de rosca
- 1 colher (sopa) páprica defumada
- sal e pimenta a gosto (pouco, nesta etapa)
- 2 ovos

Para assar
- 2 tomates Andrea ou Italiano em rodelas
- 1 lata de tomate pelado em cubos
- orégano
- 4 fatias de muçarela
- 30gr de queijo parmesão ralado fino

Para o frango
- 2 filés de peito de frango (inteiros, eles serão abertos em “borboleta”)
- pimenta do reino – SEMPRE moída na hora
- sal
- óleo vegetal (soja, milho ou girassol) para fritar

Abra os filés de frango em borboleta, de maneira que as duas metades fiquem com a mesma espessura. Tempere com sal e pimenta (dos dois lados) e reserve.

Em um prato misture a farinha de rosca com a páprica, um pouco de sal e a pimenta.
Em outro prato, bata bem os dois ovos com um garfo (aqui foram dois ovos porque eram pequenos), para evitar desperdício, quebre e use um de cada vez.
Aqueça a frigideira. Coloque óleo o suficiente para cobrir o fundo (menos de 1 dedinho de altura na panela).

Empane os filés: passe na farinha, no ovo batido e novamente na farinha. Doure dos dois lados na frigideira. Repita com os 4 filés e reserve.

Pré aqueça o forno a 200 graus.

Numa assadeira de vidro, que acomode os 4 filés sem sobrepor, despeje a lata de tomate pelado com o suco. Polvilhe um pouco de pimenta e de orégano. Coloque os filés por cima do tomate pelado. Espalhe as rodelas de tomate por cima, sem sobrepor. Cubra cada bife com uma fatia de muçarela, polvilhe o parmesão e um pouco mais de orégano e pimenta.

Leve para assar por aproximadamente 20 minutos.

Sirva com uma salada e purê de batata. 





Update - 10/07/2017

Olha que lindo ficou o prato que a Maria Teresa preparou para a família:


Comentários

Destaques

Frango com Páprica

Este tempero foi a primeira vez que fiz, recomendo muito! Uso sempre o truque que aprendi com a Ju (Pitadinha) de congelar o frango com o tempero. Sempre faço com limão e orégano ou com shoyu e mel.
Além do frango ficar milhares de vezes mais saboroso se você marinar um dia inteiro, ter tudo no ponto de ir pro forno enquanto você prepara os acompanhamentos é tudo de bom! Almoço express.
FRANGO COM PÁPRICA E MOSTARDA Para duas pessoas

4 sobrecoxas de frango 1 colher de sopa de páprica defumada 3 dentes de alho picados 1 colher de sopa de mostarda (molho de mostarda) 2 colheres de sopa de vinagre branco 1 colher de café de noz moscada ralada na hora Uma colher de chá (rasa) de sal Pimenta do reino (a gosto)
Limpe as sobrecoxas, retire a pele e todo o excesso de gordura. Em um pacote (destes para congelamento), misture as sobrecoxas com todos os temperos e deixe marinando por 24 horas na geladeira. Asse em forno pré aquecido a 200ºC por aproximadamente 1 hora - não precisa cobrir com pap…

Caponata de Berinjela

Melhor entrada que existe! Gosto tanto desta caponata que às vezes como como molho de macarrão, acompanhamento de carne grelhada... 
Primeiro, picar 1 berinjela em cubos bem pequenos e colocar de molho em água com sal enquanto prepara os outros ingredientes.
São eles, todos em cubos pequenos: - 1 pimentão vermelho - 2 dentes de alho - 1 pimentão amarelo - 1 cebola grande - 1 abobrinha

Ingredientes opcionais: - Azeitonas (sempre uso) - Uva passa - Tomate picado - Castanha de caju
Retire a berinjela do molho e passe para uma peneira, lavando bem em água corrente. Deixe escorrer toda a água, se necessário pressione os cubos de berinjela contra a peneira. Reserve.
Aquecer uma panela em fogo baixo; Acrescentar azeite suficiente para cobrir o fundo. Acrescentar primeiro a berinjela e refogar por uns três minutos. Repita o procedimento com os demais ingredientes, nesta ordem: cebola, alho, pimentões. Deixe refogar bem antes de acrescentar a abobrinha, pois ela cozinha rapidamente. Sal a gos…

Aprenda a fazer um bolo fofinho agora!

A primeira coisa que você tem que fazer é escolher uma receita boa. Escolha uma fonte confiável. Se for a primeira vez que você vai fazer um bolo "do zero", escolha um fácil, como o de chocolate. Fiz o passo a passo para esta receita (clique aqui) mas as dicas servem para quase todas as receitas de bolo!
Leia a receita com cuidado e até o final. Separe todos os ingredientes e utilize colheres e xícaras medidoras (você encontra fácil em lojas de utilidades). Enquanto isso, pré aqueça o forno a 180ºC. Nunca coloque o bolo em forno frio e nem aqueça em temperatura superior ao solicitado na receita. Se o forno estiver quente demais, o bolo vai queimar por fora e não vai assar.

Utilize um fouet (batedor de arame) para bater bem os ovos. Depois, acrescente o açúcar e bata bem até ficar uma mistura esbranquiçada. Misture o óleo.
Se sua receita não leva ovos, é neste passo que você vai incorporar os líquidos e o óleo (ou manteiga).

Os ingredientes sólidos devem ser todos peneirados…