Pular para o conteúdo principal

Para congelar: comida feita em casa, todos os dias!

Sempre congelo grão de bico cozido, molho de tomate, frango desfiado, espinafre, etc.  Porque não congelar o prato pronto também? Resolvi investir um dia para congelar as refeições da semana aqui em casa. Eu fui incentivada por um post da JuPitadinha, que está programando as refeições da família dela para um mês. Aqui, meu congelador é pequeno e comporta refeições para os cinco dias úteis, os mais problemáticos para pensar nos cardápios e cozinhar. Hoje, em 5 horas de trabalho (entre compras e cozinha) resolvi 4 pratos para duas pessoas e 6 marmitas de 500 ml de sopa pra mim (amo sopa, mesmo quando tá calor!).

Frango com Legumes num pote de 750ml. A receita abaixo rendeu 3 potes desses.
Após alguns testes, concluí que este recipiente que uso - 750ml - rende 4 refeições pra gente, ou seja, é perfeito para 1 jantar e 1 almoço para duas pessoas. Faça os testes e rapidinho você vai encontrar uma quantidade ideal pra sua realidade.

O arroz ou a batata faço na hora, porque é bem rápido e fácil, né. Mas dá pra congelar o arroz prontinho e fica ótimo também.  Alface e folhas, deixo lavados e secos em um pote na geladeira. A salada que é fresca (tomate, cenoura, pepino, beterraba etc), também consigo preparar na hora.

Sopas são pratos que geralmente congelam muito bem. Só não gosto de congelar quando levam batatas.

FRANGO COM LEGUMES E LIMÃO 

2,5kg de filé de peito de frango em cubos
2 cenouras em rodelas
2 cebolas em cubinhos
4 dentes de alho picadinhos
200gr de grão de bico cozido
1/2 xícara de milho verde (pode ser enlatado)
Azeite para refogar
1 colher (sopa) de lemmon pepper
Sal e pimenta do reino a gosto
Suco de um limão 

Regue uma panela grande com azeite e refogue bem os cubinhos de frango; quando estiverem dourados, retire-os da panela,  Regue com mais um fio de azeite e refogue a cebola até começar a dourar. Junte o alho, misture bem. Acrescente o suco de limão e mexa bem, raspando bem o fundo da panela. Volte o frango refogado para a panela e adicione o lemmon pepper, sal e a pimenta.

Mexa bem, acrescente 1 copo (200ml) de água filtrada e deixe cozinhar um pouco. Junte a cenoura em rodelas e o grão de bico cozido. Cozinhe até a água reduzir pela metade. Verifique o sal e confira se o frango está cozido. Desligue o fogo e acrescente o milho. Mexa e está pronto.

Espere esfriar para congelar.

OUTRAS DICAS

Leia também os dois posts do blog Pitadinha com dicas para se organizar: Parte 1 / Parte 2

Criei uma tag aqui no blog com as receitas que são apropriadas para congelar: clique aqui.

Comentários

Destaques

Frango com Páprica

Este tempero foi a primeira vez que fiz, recomendo muito! Uso sempre o truque que aprendi com a Ju (Pitadinha) de congelar o frango com o tempero. Sempre faço com limão e orégano ou com shoyu e mel.
Além do frango ficar milhares de vezes mais saboroso se você marinar um dia inteiro, ter tudo no ponto de ir pro forno enquanto você prepara os acompanhamentos é tudo de bom! Almoço express.
FRANGO COM PÁPRICA E MOSTARDA Para duas pessoas

4 sobrecoxas de frango 1 colher de sopa de páprica defumada 3 dentes de alho picados 1 colher de sopa de mostarda (molho de mostarda) 2 colheres de sopa de vinagre branco 1 colher de café de noz moscada ralada na hora Uma colher de chá (rasa) de sal Pimenta do reino (a gosto)
Limpe as sobrecoxas, retire a pele e todo o excesso de gordura. Em um pacote (destes para congelamento), misture as sobrecoxas com todos os temperos e deixe marinando por 24 horas na geladeira. Asse em forno pré aquecido a 200ºC por aproximadamente 1 hora - não precisa cobrir com pap…

Caponata de Berinjela

Melhor entrada que existe! Gosto tanto desta caponata que às vezes como como molho de macarrão, acompanhamento de carne grelhada... 
Primeiro, picar 1 berinjela em cubos bem pequenos e colocar de molho em água com sal enquanto prepara os outros ingredientes.
São eles, todos em cubos pequenos: - 1 pimentão vermelho - 2 dentes de alho - 1 pimentão amarelo - 1 cebola grande - 1 abobrinha

Ingredientes opcionais: - Azeitonas (sempre uso) - Uva passa - Tomate picado - Castanha de caju
Retire a berinjela do molho e passe para uma peneira, lavando bem em água corrente. Deixe escorrer toda a água, se necessário pressione os cubos de berinjela contra a peneira. Reserve.
Aquecer uma panela em fogo baixo; Acrescentar azeite suficiente para cobrir o fundo. Acrescentar primeiro a berinjela e refogar por uns três minutos. Repita o procedimento com os demais ingredientes, nesta ordem: cebola, alho, pimentões. Deixe refogar bem antes de acrescentar a abobrinha, pois ela cozinha rapidamente. Sal a gos…

Aprenda a fazer um bolo fofinho agora!

A primeira coisa que você tem que fazer é escolher uma receita boa. Escolha uma fonte confiável. Se for a primeira vez que você vai fazer um bolo "do zero", escolha um fácil, como o de chocolate. Fiz o passo a passo para esta receita (clique aqui) mas as dicas servem para quase todas as receitas de bolo!
Leia a receita com cuidado e até o final. Separe todos os ingredientes e utilize colheres e xícaras medidoras (você encontra fácil em lojas de utilidades). Enquanto isso, pré aqueça o forno a 180ºC. Nunca coloque o bolo em forno frio e nem aqueça em temperatura superior ao solicitado na receita. Se o forno estiver quente demais, o bolo vai queimar por fora e não vai assar.

Utilize um fouet (batedor de arame) para bater bem os ovos. Depois, acrescente o açúcar e bata bem até ficar uma mistura esbranquiçada. Misture o óleo.
Se sua receita não leva ovos, é neste passo que você vai incorporar os líquidos e o óleo (ou manteiga).

Os ingredientes sólidos devem ser todos peneirados…