Pular para o conteúdo principal

Pão Nosso

Meu entusiasmo com o levain foi ganhando força na medida em que avançava as páginas do livro do Luiz Américo Camargo. Ele é um apaixonado pela panificação e, especialmente, pelo pain au levain.

Comecei meu fermento natural assim que terminei de ler todas as instruções. Aprendi a não ser tão ansiosa. A beleza do processo está justamente na sua lentidão. Cada coisa acontece quando deve acontecer.

Meu fermento levou 12 dias para ficar pronto. No “Pão Nosso” são 08 dias.



Uma foto publicada por Só posto comida! (@sopostocomida) em

Eu tive problemas com a temperatura e com uma viagem no meio do processo. Minha intuição, acredito, ajudou a determinar se depois destes imprevistos era possível continuar ou seria necessário começar tudo de novo. Segui em frente. E parti para a receita do pão integral.

Uma parte de fermento, duas de água, três de farinha, sal. Voilà. Meu primeiro pão feito com fermento natural estava pronto! E eu ainda tinha que esperar esfriar para comer, que tortura.
Infelizmente não tinha uma assadeira apropriada e ele acabou ficando baixinho.  Vamos ao que interessa, o resultado da degustação: meu pão ficou maravilhoso, modéstia a parte. Sabor complexo e casca crocante.





E, agora, já temos um filhote do meu fermento indo para a casa de uma amiga junto com as instruções para refrescá-lo. É muito bom dividir esta satisfação!

Livro: Pão Nosso: Receitas Caseiras com Fermento Natural
Autor: Luiz Américo Camargo
Editora: Panelinha

Update - 28/08/2016

Pão Branco

Usei uma farinha de melhor qualidade (tipo 00) e o resultado foi infinitamente melhor.




Comentários

Destaques

Receitas com Dry Rub

Conheci este tempero em um blog que eu adoro – o Brisando na Cozinha.  Na versão da Carla, vai alho e cebola em pó, além de pimenta caiena. Aqui, adaptei um pouco, pois costumo usar alho e cebola frescos. Esta é minha versão:
DRY RUB 
1 xícara de açúcar mascavo 1 colher de sopa de páprica picante 1 colher de sopa de páprica defumada 1 colher de sopa de chili em pó ½ colher de sopa de cominho em pó ½ colher de sopa de pimenta do reino moída na hora 2 colheres de sopa de sal
Misture bem! Guarde em um potinho com tampa (de boa qualidade, para conservar todos os aromas).
Quem me segue no stories (clica aqui), viu que fiz uma receita de sobrecoxas de frango utilizando este tempero.
SOBRECOXAS DE FRANGO COM DRY RUB – para duas pessoas
4 sobrecoxas 1 cebola em cubos grandes 3 dentes de alho 1 colher (chá) de sal – o tempero já tem um pouco de sal, cuidado! ¼ de xícara de vinagre branco 2 colheres (sopa) de dry rub
Bata no liquidificador ou processador: a cebola, o alho, o vinagre, o sal e o…

Linguiça com Legumes

Esta semana postei no stories esta receita fácil, rápida e prática! Ótima para a marmita da semana. Aqui, servi apenas com arroz integral, que também ensinei a fazer no Instagram.



Linguiça Com Legumes

-500gr de linguiça de lombo
-1 tomate 🍅 em cubos grandes
-1 abobrinha em meia lua
-1/2 cebola em cubos grandes
-2 dentes de alho picadinhos
-Azeite para refogar
-Sal e pimenta a gosto

Em uma frigideira grande (que tenha tampa) coloque um fio de azeite e a linguiça. Tampe e deixe cozinhar um pouco (vai soltar água). Quando a água secar, deixe dourar um pouco e vire a linguiça para dourar o outro lado. Coloque meia xícara de água e tampe a panela. Deixe até secar.
Reserve.
Na mesma panela coloque mais um fio de azeite e refogue a cebola. Quando começar a dourar, coloque o alho, o tomate e a abobrinha. Deixe refogar rapidamente e coloque um pouco de água apenas para raspar o fundo da panela. Deixe secar. Tempere com um pouquinho de sal e pimenta.
Pique a linguiça e volte para a panela, mis…

Frango na cerveja com batatas

FRANGO NA CERVEJA COM BATATAS - ASSADO
1 kg de sobrecoxas de frango (retire apenas o excesso de pele e gordura) 3 batatas inglesas grandes 1 colher (sopa) de alho amassado Suco de 2 limões Sal e pimenta a gosto 1 lata (350ml) de cerveja  1 raminho de alecrim
De um dia para o outro deixe o frango marinando com o suco de limão, alecrim, alho, sal e pimenta.
Pré aqueça o forno a 180ºC por 15 minutos. 
Disponha o frango com a pele para baixo em uma assadeira com o líquido da marinada e as batatas (picadas). Despeje a lata de cerveja e leve para assar por 20 minutos. Tempere as batatas com um pouco de sal e pimenta.
Retire a assadeira do forno com cuidado. Aumente a temperatura do forno para 200ºC. Retire o excesso de líquido e descarte. Vire as sobrecoxas (agora a pele ficará para cima) e volte para o forno para assar por mais aproximadamente 40 minutos.
Servi acompanhado de arroz, feijão e salada de repolho.