Pular para o conteúdo principal

Pão Nosso

Meu entusiasmo com o levain foi ganhando força na medida em que avançava as páginas do livro do Luiz Américo Camargo. Ele é um apaixonado pela panificação e, especialmente, pelo pain au levain.

Comecei meu fermento natural assim que terminei de ler todas as instruções. Aprendi a não ser tão ansiosa. A beleza do processo está justamente na sua lentidão. Cada coisa acontece quando deve acontecer.

Meu fermento levou 12 dias para ficar pronto. No “Pão Nosso” são 08 dias.



Uma foto publicada por Só posto comida! (@sopostocomida) em

Eu tive problemas com a temperatura e com uma viagem no meio do processo. Minha intuição, acredito, ajudou a determinar se depois destes imprevistos era possível continuar ou seria necessário começar tudo de novo. Segui em frente. E parti para a receita do pão integral.

Uma parte de fermento, duas de água, três de farinha, sal. Voilà. Meu primeiro pão feito com fermento natural estava pronto! E eu ainda tinha que esperar esfriar para comer, que tortura.
Infelizmente não tinha uma assadeira apropriada e ele acabou ficando baixinho.  Vamos ao que interessa, o resultado da degustação: meu pão ficou maravilhoso, modéstia a parte. Sabor complexo e casca crocante.





E, agora, já temos um filhote do meu fermento indo para a casa de uma amiga junto com as instruções para refrescá-lo. É muito bom dividir esta satisfação!

Livro: Pão Nosso: Receitas Caseiras com Fermento Natural
Autor: Luiz Américo Camargo
Editora: Panelinha

Update - 28/08/2016

Pão Branco

Usei uma farinha de melhor qualidade (tipo 00) e o resultado foi infinitamente melhor.




Comentários

Destaques

Frango com Páprica

Este tempero foi a primeira vez que fiz, recomendo muito! Uso sempre o truque que aprendi com a Ju (Pitadinha) de congelar o frango com o tempero. Sempre faço com limão e orégano ou com shoyu e mel.
Além do frango ficar milhares de vezes mais saboroso se você marinar um dia inteiro, ter tudo no ponto de ir pro forno enquanto você prepara os acompanhamentos é tudo de bom! Almoço express.
FRANGO COM PÁPRICA E MOSTARDA Para duas pessoas

4 sobrecoxas de frango 1 colher de sopa de páprica defumada 3 dentes de alho picados 1 colher de sopa de mostarda (molho de mostarda) 2 colheres de sopa de vinagre branco 1 colher de café de noz moscada ralada na hora Uma colher de chá (rasa) de sal Pimenta do reino (a gosto)
Limpe as sobrecoxas, retire a pele e todo o excesso de gordura. Em um pacote (destes para congelamento), misture as sobrecoxas com todos os temperos e deixe marinando por 24 horas na geladeira. Asse em forno pré aquecido a 200ºC por aproximadamente 1 hora - não precisa cobrir com pap…

Caponata de Berinjela

Melhor entrada que existe! Gosto tanto desta caponata que às vezes como como molho de macarrão, acompanhamento de carne grelhada... 
Primeiro, picar 1 berinjela em cubos bem pequenos e colocar de molho em água com sal enquanto prepara os outros ingredientes.
São eles, todos em cubos pequenos: - 1 pimentão vermelho - 2 dentes de alho - 1 pimentão amarelo - 1 cebola grande - 1 abobrinha

Ingredientes opcionais: - Azeitonas (sempre uso) - Uva passa - Tomate picado - Castanha de caju
Retire a berinjela do molho e passe para uma peneira, lavando bem em água corrente. Deixe escorrer toda a água, se necessário pressione os cubos de berinjela contra a peneira. Reserve.
Aquecer uma panela em fogo baixo; Acrescentar azeite suficiente para cobrir o fundo. Acrescentar primeiro a berinjela e refogar por uns três minutos. Repita o procedimento com os demais ingredientes, nesta ordem: cebola, alho, pimentões. Deixe refogar bem antes de acrescentar a abobrinha, pois ela cozinha rapidamente. Sal a gos…

Aprenda a fazer um bolo fofinho agora!

A primeira coisa que você tem que fazer é escolher uma receita boa. Escolha uma fonte confiável. Se for a primeira vez que você vai fazer um bolo "do zero", escolha um fácil, como o de chocolate. Fiz o passo a passo para esta receita (clique aqui) mas as dicas servem para quase todas as receitas de bolo!
Leia a receita com cuidado e até o final. Separe todos os ingredientes e utilize colheres e xícaras medidoras (você encontra fácil em lojas de utilidades). Enquanto isso, pré aqueça o forno a 180ºC. Nunca coloque o bolo em forno frio e nem aqueça em temperatura superior ao solicitado na receita. Se o forno estiver quente demais, o bolo vai queimar por fora e não vai assar.

Utilize um fouet (batedor de arame) para bater bem os ovos. Depois, acrescente o açúcar e bata bem até ficar uma mistura esbranquiçada. Misture o óleo.
Se sua receita não leva ovos, é neste passo que você vai incorporar os líquidos e o óleo (ou manteiga).

Os ingredientes sólidos devem ser todos peneirados…