Pular para o conteúdo principal

Duas receitas de Molho de Tomate

Duas receitas de molho de tomate caseiro. Uma que requer tempo e paciência e que fica tão maravilhosa que você pode comer puro e outra que não faz bagunça e nem requer sua atenção exclusiva ao fogão. Fica delicioso também e dará um up nas suas receitas.



---

Molho de tomate caseiro - versão demorada 

Para 2kg de molho:

_ 3 kg de tomate Andrea ou Italiano 
_ 4 cebolas brancas picadas
_ 1 cabeça de alho - descascada e triturada
_ 2 latas de tomate pelado picado

Retire a pele dos tomates - ferva uma panela com água. Faça um X na parte de baixo dos tomates, deixe ferver por 1 minutinho e mergulhe em água gelada que a pele se soltará. Neste link aqui tá tudo explicadinho.

Refogue a cebola em um fio de azeite até ficar transparente, acrescente o alho e mexa por 1 minuto. Junte os tomates picados, mexa bem, tampe e deixe cozinhar por 1 hora. Acrescente os tomates pelados (da lata) com o suco e mexa. Deixe a panela semi tampada e cozinhe por mais 1 hora. Espere esfriar um pouco e bata no liquidificador, se quiser! Se quiser um molho mais rústico, apenas pique os tomates e cebolas em pedaços menores e, quando for liquidificar, bata apenas a metade do molho.

Sempre deixe o tomate cozinhar em fogo baixo! E vigie a panela. Se necessário, acrescentar um pouco de água. Não deixe grudar nada no fundo no fundo da panela. 

---

Molho de tomate caseiro - versão da preguiça

Pique em quatro um quilo de tomates - retire as sementes, se quiser. Coloque uma cabeça de alho descascado e uma cebola descascada e cortada em quatro em uma assadeira. Regue com um pouco de azeite. Asse por uma hora em forno baixo e bata tudo muito bem no liquidificador. 

---

Serve para os dois: Não gosto de colocar sal ou temperos, deixo para fazer isso na receita em que for utilizar o molho. Pode congelar depois que esfriar.

Comentários

Destaques

Receitas com Dry Rub

Conheci este tempero em um blog que eu adoro – o Brisando na Cozinha.  Na versão da Carla, vai alho e cebola em pó, além de pimenta caiena. Aqui, adaptei um pouco, pois costumo usar alho e cebola frescos. Esta é minha versão:
DRY RUB 
1 xícara de açúcar mascavo 1 colher de sopa de páprica picante 1 colher de sopa de páprica defumada 1 colher de sopa de chili em pó ½ colher de sopa de cominho em pó ½ colher de sopa de pimenta do reino moída na hora 2 colheres de sopa de sal
Misture bem! Guarde em um potinho com tampa (de boa qualidade, para conservar todos os aromas).
Quem me segue no stories (clica aqui), viu que fiz uma receita de sobrecoxas de frango utilizando este tempero.
SOBRECOXAS DE FRANGO COM DRY RUB – para duas pessoas
4 sobrecoxas 1 cebola em cubos grandes 3 dentes de alho 1 colher (chá) de sal – o tempero já tem um pouco de sal, cuidado! ¼ de xícara de vinagre branco 2 colheres (sopa) de dry rub
Bata no liquidificador ou processador: a cebola, o alho, o vinagre, o sal e o…

Linguiça com Legumes

Esta semana postei no stories esta receita fácil, rápida e prática! Ótima para a marmita da semana. Aqui, servi apenas com arroz integral, que também ensinei a fazer no Instagram.



Linguiça Com Legumes

-500gr de linguiça de lombo
-1 tomate 🍅 em cubos grandes
-1 abobrinha em meia lua
-1/2 cebola em cubos grandes
-2 dentes de alho picadinhos
-Azeite para refogar
-Sal e pimenta a gosto

Em uma frigideira grande (que tenha tampa) coloque um fio de azeite e a linguiça. Tampe e deixe cozinhar um pouco (vai soltar água). Quando a água secar, deixe dourar um pouco e vire a linguiça para dourar o outro lado. Coloque meia xícara de água e tampe a panela. Deixe até secar.
Reserve.
Na mesma panela coloque mais um fio de azeite e refogue a cebola. Quando começar a dourar, coloque o alho, o tomate e a abobrinha. Deixe refogar rapidamente e coloque um pouco de água apenas para raspar o fundo da panela. Deixe secar. Tempere com um pouquinho de sal e pimenta.
Pique a linguiça e volte para a panela, mis…

Frango na cerveja com batatas

FRANGO NA CERVEJA COM BATATAS - ASSADO
1 kg de sobrecoxas de frango (retire apenas o excesso de pele e gordura) 3 batatas inglesas grandes 1 colher (sopa) de alho amassado Suco de 2 limões Sal e pimenta a gosto 1 lata (350ml) de cerveja  1 raminho de alecrim
De um dia para o outro deixe o frango marinando com o suco de limão, alecrim, alho, sal e pimenta.
Pré aqueça o forno a 180ºC por 15 minutos. 
Disponha o frango com a pele para baixo em uma assadeira com o líquido da marinada e as batatas (picadas). Despeje a lata de cerveja e leve para assar por 20 minutos. Tempere as batatas com um pouco de sal e pimenta.
Retire a assadeira do forno com cuidado. Aumente a temperatura do forno para 200ºC. Retire o excesso de líquido e descarte. Vire as sobrecoxas (agora a pele ficará para cima) e volte para o forno para assar por mais aproximadamente 40 minutos.
Servi acompanhado de arroz, feijão e salada de repolho.