Pular para o conteúdo principal

Duas receitas de Molho de Tomate

Duas receitas de molho de tomate caseiro. Uma que requer tempo e paciência e que fica tão maravilhosa que você pode comer puro e outra que não faz bagunça e nem requer sua atenção exclusiva ao fogão. Fica delicioso também e dará um up nas suas receitas.



---

Molho de tomate caseiro - versão demorada 

Para 2kg de molho:

_ 3 kg de tomate Andrea ou Italiano 
_ 4 cebolas brancas picadas
_ 1 cabeça de alho - descascada e triturada
_ 2 latas de tomate pelado picado

Retire a pele dos tomates - ferva uma panela com água. Faça um X na parte de baixo dos tomates, deixe ferver por 1 minutinho e mergulhe em água gelada que a pele se soltará. Neste link aqui tá tudo explicadinho.

Refogue a cebola em um fio de azeite até ficar transparente, acrescente o alho e mexa por 1 minuto. Junte os tomates picados, mexa bem, tampe e deixe cozinhar por 1 hora. Acrescente os tomates pelados (da lata) com o suco e mexa. Deixe a panela semi tampada e cozinhe por mais 1 hora. Espere esfriar um pouco e bata no liquidificador, se quiser! Se quiser um molho mais rústico, apenas pique os tomates e cebolas em pedaços menores e, quando for liquidificar, bata apenas a metade do molho.

Sempre deixe o tomate cozinhar em fogo baixo! E vigie a panela. Se necessário, acrescentar um pouco de água. Não deixe grudar nada no fundo no fundo da panela. 

---

Molho de tomate caseiro - versão da preguiça

Pique em quatro um quilo de tomates - retire as sementes, se quiser. Coloque uma cabeça de alho descascado e uma cebola descascada e cortada em quatro em uma assadeira. Regue com um pouco de azeite. Asse por uma hora em forno baixo e bata tudo muito bem no liquidificador. 

---

Serve para os dois: Não gosto de colocar sal ou temperos, deixo para fazer isso na receita em que for utilizar o molho. Pode congelar depois que esfriar.

Comentários

Destaques

Frango com Páprica

Este tempero foi a primeira vez que fiz, recomendo muito! Uso sempre o truque que aprendi com a Ju (Pitadinha) de congelar o frango com o tempero. Sempre faço com limão e orégano ou com shoyu e mel.
Além do frango ficar milhares de vezes mais saboroso se você marinar um dia inteiro, ter tudo no ponto de ir pro forno enquanto você prepara os acompanhamentos é tudo de bom! Almoço express.
FRANGO COM PÁPRICA E MOSTARDA Para duas pessoas

4 sobrecoxas de frango 1 colher de sopa de páprica defumada 3 dentes de alho picados 1 colher de sopa de mostarda (molho de mostarda) 2 colheres de sopa de vinagre branco 1 colher de café de noz moscada ralada na hora Uma colher de chá (rasa) de sal Pimenta do reino (a gosto)
Limpe as sobrecoxas, retire a pele e todo o excesso de gordura. Em um pacote (destes para congelamento), misture as sobrecoxas com todos os temperos e deixe marinando por 24 horas na geladeira. Asse em forno pré aquecido a 200ºC por aproximadamente 1 hora - não precisa cobrir com pap…

Caponata de Berinjela

Melhor entrada que existe! Gosto tanto desta caponata que às vezes como como molho de macarrão, acompanhamento de carne grelhada... 
Primeiro, picar 1 berinjela em cubos bem pequenos e colocar de molho em água com sal enquanto prepara os outros ingredientes.
São eles, todos em cubos pequenos: - 1 pimentão vermelho - 2 dentes de alho - 1 pimentão amarelo - 1 cebola grande - 1 abobrinha

Ingredientes opcionais: - Azeitonas (sempre uso) - Uva passa - Tomate picado - Castanha de caju
Retire a berinjela do molho e passe para uma peneira, lavando bem em água corrente. Deixe escorrer toda a água, se necessário pressione os cubos de berinjela contra a peneira. Reserve.
Aquecer uma panela em fogo baixo; Acrescentar azeite suficiente para cobrir o fundo. Acrescentar primeiro a berinjela e refogar por uns três minutos. Repita o procedimento com os demais ingredientes, nesta ordem: cebola, alho, pimentões. Deixe refogar bem antes de acrescentar a abobrinha, pois ela cozinha rapidamente. Sal a gos…

Aprenda a fazer um bolo fofinho agora!

A primeira coisa que você tem que fazer é escolher uma receita boa. Escolha uma fonte confiável. Se for a primeira vez que você vai fazer um bolo "do zero", escolha um fácil, como o de chocolate. Fiz o passo a passo para esta receita (clique aqui) mas as dicas servem para quase todas as receitas de bolo!
Leia a receita com cuidado e até o final. Separe todos os ingredientes e utilize colheres e xícaras medidoras (você encontra fácil em lojas de utilidades). Enquanto isso, pré aqueça o forno a 180ºC. Nunca coloque o bolo em forno frio e nem aqueça em temperatura superior ao solicitado na receita. Se o forno estiver quente demais, o bolo vai queimar por fora e não vai assar.

Utilize um fouet (batedor de arame) para bater bem os ovos. Depois, acrescente o açúcar e bata bem até ficar uma mistura esbranquiçada. Misture o óleo.
Se sua receita não leva ovos, é neste passo que você vai incorporar os líquidos e o óleo (ou manteiga).

Os ingredientes sólidos devem ser todos peneirados…