Pular para o conteúdo principal

Tempero caseiro

Vou compartilhar esta dica pois em algumas receitas é o que eu utilizo...

TEMPERO CASEIRO

5 cabeças de alho
1 cebola branca grande
5 tomates tipo grape ou cereja
3 colheres (sopa) sal marinho
1/2 xícara (chá) azeite

Pique a cebola em pedaços grandes, coloque no liquidificador. Junte o alho descascado e os tomates e bata bem. Coloque em um pote com tampa, junte o sal e o azeite, misture e conserve em geladeira. 
O azeite e o sal ajudam a conservar o tempero por mais tempo, mas não sei precisar quanto tempo porque este potinho aqui dura umas duas semanas só.

Variações: acrescentar salsa, cebolinha, alho poró, manjericão, hortelã, enfim... vai do gosto do cozinheiro. Eu faço esse basicão e separo um pouco para bater com alho poró, salsinha e cebolinha. 

Nas receitas aqui do blog, eu sempre utilizo a versão básica. Se você não tiver o tempero, pode substituir cada colher de sopa por dois dentes de alho picados.

Comentários

Destaques

Frango com Páprica

Este tempero foi a primeira vez que fiz, recomendo muito! Uso sempre o truque que aprendi com a Ju (Pitadinha) de congelar o frango com o tempero. Sempre faço com limão e orégano ou com shoyu e mel.
Além do frango ficar milhares de vezes mais saboroso se você marinar um dia inteiro, ter tudo no ponto de ir pro forno enquanto você prepara os acompanhamentos é tudo de bom! Almoço express.
FRANGO COM PÁPRICA E MOSTARDA Para duas pessoas

4 sobrecoxas de frango 1 colher de sopa de páprica defumada 3 dentes de alho picados 1 colher de sopa de mostarda (molho de mostarda) 2 colheres de sopa de vinagre branco 1 colher de café de noz moscada ralada na hora Uma colher de chá (rasa) de sal Pimenta do reino (a gosto)
Limpe as sobrecoxas, retire a pele e todo o excesso de gordura. Em um pacote (destes para congelamento), misture as sobrecoxas com todos os temperos e deixe marinando por 24 horas na geladeira. Asse em forno pré aquecido a 200ºC por aproximadamente 1 hora - não precisa cobrir com pap…

Coxas de frango marinadas com mexerica

Este frango requer um pouco de planejamento (deve marinar 24 horas), mas vale a pena. Boa receita para servir como petisco ou acompanhando um arroz básico. Serve duas pessoas.
Coxas de Frango com Mexerica
1 kg de coxas de frango Suco de duas mexericas cariocas 1 colher de chá de vinagre balsâmico 1 pedaço (2 cm) de gengibre ralado 2 dentes de alho picados Sal e pimenta do reino a gosto
Em um recipiente (ou um daqueles pacotes herméticos próprios para alimentos) coloque o frango, o suco de mexerica, o vinagre, o alho e o gengibre. Deixe marinar por 24 horas na geladeira.
Quando for preparar, pré aqueça o forno a 200ºC. Separe o frango do líquido da marinada e tempere com sal, pimenta e o azeite. Disponha as coxas de frango em uma assadeira, coloque meia xícara do líquido da marinada regando os pedaços e asse até dourar (mais ou menos 40 minutos).


Caponata de Berinjela

Melhor entrada que existe! Gosto tanto desta caponata que às vezes como como molho de macarrão, acompanhamento de carne grelhada... 
Primeiro, picar 1 berinjela em cubos bem pequenos e colocar de molho em água com sal enquanto prepara os outros ingredientes.
São eles, todos em cubos pequenos: - 1 pimentão vermelho - 2 dentes de alho - 1 pimentão amarelo - 1 cebola grande - 1 abobrinha

Ingredientes opcionais: - Azeitonas (sempre uso) - Uva passa - Tomate picado - Castanha de caju
Retire a berinjela do molho e passe para uma peneira, lavando bem em água corrente. Deixe escorrer toda a água, se necessário pressione os cubos de berinjela contra a peneira. Reserve.
Aquecer uma panela em fogo baixo; Acrescentar azeite suficiente para cobrir o fundo. Acrescentar primeiro a berinjela e refogar por uns três minutos. Repita o procedimento com os demais ingredientes, nesta ordem: cebola, alho, pimentões. Deixe refogar bem antes de acrescentar a abobrinha, pois ela cozinha rapidamente. Sal a gos…