Pular para o conteúdo principal

Sopa de Couve Flor com Grão de Bico

Uma sopinha levinha e perfeita para estas noites fresquinhas... É uma receita vegetariana e feita com poucos ingredientes. Na minha visão de leiga, ainda é uma refeição completa, pois possui vegetais, carboidratos e proteína (100gr de grão de bico possui 19gr de proteína). 
Esta receita foi inspirada em um link que a @manubarem postou no twitter. 
O link para a receita original é este: Roasted Cauliflower and Chickpea soup

SOPA DE COUVE FLOR COM GRÃO DE BICO

4 xícaras (chá) de couve flor picada (aproveite para utilizar os talos, geralmente desprezados de outras receitas)
1 1/2 xícara (chá) de grão de bico cozido
1 cebola picada rusticamente
3 dentes de alho picados 
1 colher (café) páprica picante
1/2 colher (café) cominho 
2 batatas inglesas médias picadas em cubos grandes
Azeite para refogar
Sal a gosto

Aqueça uma panela de fundo grosso e acrescente um fio de azeite. Refogue a cebola até começar a dourar. Acrescente as batatas e refogue bem, até dourar. Junte o alho e mexa. 
Acrescente um pouco de água ao refogado e raspe bem o fundo da panela. Assim que a água secar, junte a couve flor, 1 xícara do grão de bico e os temperos, mexa bem e cubra com água.
Espere ferver, deixe cozinhando em fogo baixo, com a panela semi tampada, até as batatas estarem cozidas.
Bata tudo no liquidificador, volte para a panela, junte a outra meia xícara de grão de bico e acerte o sal.
Servi com queijo parmesão ralado e azeite, ambos opcionais.

Comentários

Destaques

Para congelar: comida feita em casa, todos os dias!

Sempre congelo grão de bico cozido, molho de tomate, frango desfiado, espinafre, etc.  Porque não congelar o prato pronto também? Resolvi investir um dia para congelar as refeições da semana aqui em casa. Eu fui incentivada por um post da JuPitadinha, que está programando as refeições da família dela para um mês. Aqui, meu congelador é pequeno e comporta refeições para os cinco dias úteis, os mais problemáticos para pensar nos cardápios e cozinhar. Hoje, em 5 horas de trabalho (entre compras e cozinha) resolvi 4 pratos para duas pessoas e 6 marmitas de 500 ml de sopa pra mim (amo sopa, mesmo quando tá calor!).
Após alguns testes, concluí que este recipiente que uso - 750ml - rende 4 refeições pra gente, ou seja, é perfeito para 1 jantar e 1 almoço para duas pessoas. Faça os testes e rapidinho você vai encontrar uma quantidade ideal pra sua realidade.

O arroz ou a batata faço na hora, porque é bem rápido e fácil, né. Mas dá pra congelar o arroz prontinho e fica ótimo também.  Alface e…

Couve Flor Assada ao Curry

Este é meu jeito favorito de fazer este legume (exceto, é claro, gratinada com bastante queijo).
Higienize a couve flor, separe os floretes. Para servir 2 pessoas, como único acompanhamento, metade de uma couve flor é suficiente. O restante, se não for usar, branqueie e congele.
Seque os floretes que for usar com papel toalha. Em um bowl, coloque 1 colher (chá) de curry (clique aqui para saber como fazer o seu), 3 colheres (sopa) de azeite e sal a gosto. Junte a couve flor e misture bem até envolver todos os floretes no tempero.
Asse em forno pré aquecido a 200°C por aproximadamente 15 minutos, até ficarem macios. Espere esfriar um pouco para servir. 

Comidinhas da Diana

Inicialmente pensado para ser um instagram com receitas e dicas para introdução alimentar dos bebês, a página da Diana e da Fernanda se tornou uma inspiração pra mim.

E fez tanto sucesso que virou livro: ele traz receitas simples e com muitos vegetais, excelente para variar o cardápio e tornar opções cotidianas mais nutritivas - um exemplo é a carne moída com legumes, preparo simples e que ganha mais sabor e nutrientes com adição de legumes variados.

Há também indicação de idade e algumas receitas são indicadas para intolerantes, embora este não seja o foco.

Todas as receitas do livro estão no Insta que linkei acima e o blog está sendo construído também. Gosto do livro pela facilidade de ter as receitas sempre a mão. Excelente para crianças e adultos!