Pular para o conteúdo principal

Picadinho com farofa de castanha de caju

Cardápio do domingo aqui foi picadinho de patinho + farofa de banana passa com castanha de caju + mousse Bela Gil de chocolate.



PICADINHO DE PATINHO

500 gr de patinho cortado em cubinhos
1 cebola grande picada em cubinhos
3 dentes de alho picados
Sal e pimenta do reino a gosto
1/2 copo americano de cachaça
1 colher de sopa (rasa) de farinha de trigo 
Azeite

Deixar a panela aquecer e colocar um pouco de azeite. Fritar a carne aos poucos para que não esfrie a panela. 
Retire a carne da panela e reserve. Sem desligar o fogo, acrescente meio copo de água e o meio copo de cachaça e misture com uma colher de silicone até soltar todos os resíduos e queimadinhos da panela. 
Coe este caldo, descartando os resíduos e reservando o caldo. 
Regue novamente a panela com um fio de azeite e refogue a cebola e o alho.
Volte a carne reservada para a panela, temperando com sal e pimenta a gosto. Coloque a farinha de trigo e deixe refogar um pouco.
Acrescente o caldo reservado e deixe secar. Vá acrescentando água e mexendo o picadinho em fogo baixo até a carne chegar no ponto desejado (aqui foram mais ou menos 20 minutos). Lembrando de não deixar a carne secar completamente para servir.

FAROFA DE BANANA PASSA E CASTANHA DE CAJU

Gente, esta receita é MARAVILHOSA! Melhor farofa! 
É do site Panelinha, clique aqui para  ver a receita.

MOUSSE DA BELA 

A Bela Gil postou esta mousse e eu, tendo todos os ingredientes (milagre), resolvi fazer.

Então, ela disse para misturar 1 xícara de cacau em pó + 1/2 xícara de melado de cana + 1/3 xícara de chia +1 colher de extrato de baunilha + 500 ml de leite de coco.

Eu provei e achei extremamente amargo (para o meu paladar) e o gosto do melado de cana muito pronunciado (não estou acostumada a adoçar nada com melado). Assim, tentando salvar a sobremesa, acrescentei 2 colheres de sopa de açúcar e levei para gelar.

Ela gelada ficou um pouco mais suave, mas mesmo assim uma sobremesa pouco doce. Saborosa, excelente consistência, porém com um sabor muito forte. Eu me dei por satisfeita com um colherada. É o tipo de doce que vai agradar os que amam um chocolate super amargo!

Uma pena eu estar tão acostumada com doces "açucarados" e não saber dar valor nesta receita leve e saudável.

Comentários

Destaques

Receitas com Dry Rub

Conheci este tempero em um blog que eu adoro – o Brisando na Cozinha.  Na versão da Carla, vai alho e cebola em pó, além de pimenta caiena. Aqui, adaptei um pouco, pois costumo usar alho e cebola frescos. Esta é minha versão:
DRY RUB 
1 xícara de açúcar mascavo 1 colher de sopa de páprica picante 1 colher de sopa de páprica defumada 1 colher de sopa de chili em pó ½ colher de sopa de cominho em pó ½ colher de sopa de pimenta do reino moída na hora 2 colheres de sopa de sal
Misture bem! Guarde em um potinho com tampa (de boa qualidade, para conservar todos os aromas).
Quem me segue no stories (clica aqui), viu que fiz uma receita de sobrecoxas de frango utilizando este tempero.
SOBRECOXAS DE FRANGO COM DRY RUB – para duas pessoas
4 sobrecoxas 1 cebola em cubos grandes 3 dentes de alho 1 colher (chá) de sal – o tempero já tem um pouco de sal, cuidado! ¼ de xícara de vinagre branco 2 colheres (sopa) de dry rub
Bata no liquidificador ou processador: a cebola, o alho, o vinagre, o sal e o…

Linguiça com Legumes

Esta semana postei no stories esta receita fácil, rápida e prática! Ótima para a marmita da semana. Aqui, servi apenas com arroz integral, que também ensinei a fazer no Instagram.



Linguiça Com Legumes

-500gr de linguiça de lombo
-1 tomate 🍅 em cubos grandes
-1 abobrinha em meia lua
-1/2 cebola em cubos grandes
-2 dentes de alho picadinhos
-Azeite para refogar
-Sal e pimenta a gosto

Em uma frigideira grande (que tenha tampa) coloque um fio de azeite e a linguiça. Tampe e deixe cozinhar um pouco (vai soltar água). Quando a água secar, deixe dourar um pouco e vire a linguiça para dourar o outro lado. Coloque meia xícara de água e tampe a panela. Deixe até secar.
Reserve.
Na mesma panela coloque mais um fio de azeite e refogue a cebola. Quando começar a dourar, coloque o alho, o tomate e a abobrinha. Deixe refogar rapidamente e coloque um pouco de água apenas para raspar o fundo da panela. Deixe secar. Tempere com um pouquinho de sal e pimenta.
Pique a linguiça e volte para a panela, mis…

Frango na cerveja com batatas

FRANGO NA CERVEJA COM BATATAS - ASSADO
1 kg de sobrecoxas de frango (retire apenas o excesso de pele e gordura) 3 batatas inglesas grandes 1 colher (sopa) de alho amassado Suco de 2 limões Sal e pimenta a gosto 1 lata (350ml) de cerveja  1 raminho de alecrim
De um dia para o outro deixe o frango marinando com o suco de limão, alecrim, alho, sal e pimenta.
Pré aqueça o forno a 180ºC por 15 minutos. 
Disponha o frango com a pele para baixo em uma assadeira com o líquido da marinada e as batatas (picadas). Despeje a lata de cerveja e leve para assar por 20 minutos. Tempere as batatas com um pouco de sal e pimenta.
Retire a assadeira do forno com cuidado. Aumente a temperatura do forno para 200ºC. Retire o excesso de líquido e descarte. Vire as sobrecoxas (agora a pele ficará para cima) e volte para o forno para assar por mais aproximadamente 40 minutos.
Servi acompanhado de arroz, feijão e salada de repolho.