Pular para o conteúdo principal

Picadinho com farofa de castanha de caju

Cardápio do domingo aqui foi picadinho de patinho + farofa de banana passa com castanha de caju + mousse Bela Gil de chocolate.



PICADINHO DE PATINHO

500 gr de patinho cortado em cubinhos
1 cebola grande picada em cubinhos
3 dentes de alho picados
Sal e pimenta do reino a gosto
1/2 copo americano de cachaça
1 colher de sopa (rasa) de farinha de trigo 
Azeite

Deixar a panela aquecer e colocar um pouco de azeite. Fritar a carne aos poucos para que não esfrie a panela. 
Retire a carne da panela e reserve. Sem desligar o fogo, acrescente meio copo de água e o meio copo de cachaça e misture com uma colher de silicone até soltar todos os resíduos e queimadinhos da panela. 
Coe este caldo, descartando os resíduos e reservando o caldo. 
Regue novamente a panela com um fio de azeite e refogue a cebola e o alho.
Volte a carne reservada para a panela, temperando com sal e pimenta a gosto. Coloque a farinha de trigo e deixe refogar um pouco.
Acrescente o caldo reservado e deixe secar. Vá acrescentando água e mexendo o picadinho em fogo baixo até a carne chegar no ponto desejado (aqui foram mais ou menos 20 minutos). Lembrando de não deixar a carne secar completamente para servir.

FAROFA DE BANANA PASSA E CASTANHA DE CAJU

Gente, esta receita é MARAVILHOSA! Melhor farofa! 
É do site Panelinha, clique aqui para  ver a receita.

MOUSSE DA BELA 

A Bela Gil postou esta mousse e eu, tendo todos os ingredientes (milagre), resolvi fazer.

Então, ela disse para misturar 1 xícara de cacau em pó + 1/2 xícara de melado de cana + 1/3 xícara de chia +1 colher de extrato de baunilha + 500 ml de leite de coco.

Eu provei e achei extremamente amargo (para o meu paladar) e o gosto do melado de cana muito pronunciado (não estou acostumada a adoçar nada com melado). Assim, tentando salvar a sobremesa, acrescentei 2 colheres de sopa de açúcar e levei para gelar.

Ela gelada ficou um pouco mais suave, mas mesmo assim uma sobremesa pouco doce. Saborosa, excelente consistência, porém com um sabor muito forte. Eu me dei por satisfeita com um colherada. É o tipo de doce que vai agradar os que amam um chocolate super amargo!

Uma pena eu estar tão acostumada com doces "açucarados" e não saber dar valor nesta receita leve e saudável.

Comentários

Destaques

Bolo Integral de Pera

Troquei as maçãs por peras nesta receita de bolo da Ju Pitadinha.
BOLO INTEGRAL DE PERA
2 peras grandes 1 xícara de farinha de arroz (usei integral) 1 xícara de farinha de trigo integral (pode ser a branca) 3/4 xícara de açúcar (usei metade mascavo e metade de coco) 3 ovos 1 colher (sopa) de fermento em pó Opcionais: canela, gengibre em pó, noz moscada
Bata o açúcar, os ovos e as cascas das peras no liquidificador.
Em um bowl, coloque as peras picadas, as farinhas e misture bem. Junte a mistura do liquidificador , o fermento, gengibre (1 colher de café), canela (1 colher de chá) e noz moscada (1 pitada).
Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada e asse em forno pré aquecido a 200ºC por aproximadamente 30 minutos.

Bolinho de Feijão Branco

Bolinho de Feijão Branco

1 xícara de feijão branco cru (depois de cozido, são 2 xícaras e meia)
2 c.sopa cebolinha picadinha
1 c.cafe de alho em pó
2 c. sopa de farinha de aveia
1 c. sopa de azeite
1/2 cenoura ralada (fino)
Sal e pimenta preta a gosto

Deixe o feijão cru de molho por 24h. Escorra e cozinhe na pressão com água e uma folha de louro por 15 min (depois que pegar pressão);

Escorra bem o feijão e amasse com um garfo. Misture todos os outros ingredientes, modele bolinhas, achate e grelhe em uma frigideira antiaderente até formar essa casquinha dourada.


Comidinhas da Diana

Inicialmente pensado para ser um instagram com receitas e dicas para introdução alimentar dos bebês, a página da Diana e da Fernanda se tornou uma inspiração pra mim.

E fez tanto sucesso que virou livro: ele traz receitas simples e com muitos vegetais, excelente para variar o cardápio e tornar opções cotidianas mais nutritivas - um exemplo é a carne moída com legumes, preparo simples e que ganha mais sabor e nutrientes com adição de legumes variados.

Há também indicação de idade e algumas receitas são indicadas para intolerantes, embora este não seja o foco.

Todas as receitas do livro estão no Insta que linkei acima e o blog está sendo construído também. Gosto do livro pela facilidade de ter as receitas sempre a mão. Excelente para crianças e adultos!