Pular para o conteúdo principal

Picadinho com farofa de castanha de caju

Cardápio do domingo aqui foi picadinho de patinho + farofa de banana passa com castanha de caju + mousse Bela Gil de chocolate.



PICADINHO DE PATINHO

500 gr de patinho cortado em cubinhos
1 cebola grande picada em cubinhos
3 dentes de alho picados
Sal e pimenta do reino a gosto
1/2 copo americano de cachaça
1 colher de sopa (rasa) de farinha de trigo 
Azeite

Deixar a panela aquecer e colocar um pouco de azeite. Fritar a carne aos poucos para que não esfrie a panela. 
Retire a carne da panela e reserve. Sem desligar o fogo, acrescente meio copo de água e o meio copo de cachaça e misture com uma colher de silicone até soltar todos os resíduos e queimadinhos da panela. 
Coe este caldo, descartando os resíduos e reservando o caldo. 
Regue novamente a panela com um fio de azeite e refogue a cebola e o alho.
Volte a carne reservada para a panela, temperando com sal e pimenta a gosto. Coloque a farinha de trigo e deixe refogar um pouco.
Acrescente o caldo reservado e deixe secar. Vá acrescentando água e mexendo o picadinho em fogo baixo até a carne chegar no ponto desejado (aqui foram mais ou menos 20 minutos). Lembrando de não deixar a carne secar completamente para servir.

FAROFA DE BANANA PASSA E CASTANHA DE CAJU

Gente, esta receita é MARAVILHOSA! Melhor farofa! 
É do site Panelinha, clique aqui para  ver a receita.

MOUSSE DA BELA 

A Bela Gil postou esta mousse e eu, tendo todos os ingredientes (milagre), resolvi fazer.

Então, ela disse para misturar 1 xícara de cacau em pó + 1/2 xícara de melado de cana + 1/3 xícara de chia +1 colher de extrato de baunilha + 500 ml de leite de coco.

Eu provei e achei extremamente amargo (para o meu paladar) e o gosto do melado de cana muito pronunciado (não estou acostumada a adoçar nada com melado). Assim, tentando salvar a sobremesa, acrescentei 2 colheres de sopa de açúcar e levei para gelar.

Ela gelada ficou um pouco mais suave, mas mesmo assim uma sobremesa pouco doce. Saborosa, excelente consistência, porém com um sabor muito forte. Eu me dei por satisfeita com um colherada. É o tipo de doce que vai agradar os que amam um chocolate super amargo!

Uma pena eu estar tão acostumada com doces "açucarados" e não saber dar valor nesta receita leve e saudável.

Comentários

Destaques

Frango com Páprica

Este tempero foi a primeira vez que fiz, recomendo muito! Uso sempre o truque que aprendi com a Ju (Pitadinha) de congelar o frango com o tempero. Sempre faço com limão e orégano ou com shoyu e mel.
Além do frango ficar milhares de vezes mais saboroso se você marinar um dia inteiro, ter tudo no ponto de ir pro forno enquanto você prepara os acompanhamentos é tudo de bom! Almoço express.
FRANGO COM PÁPRICA E MOSTARDA Para duas pessoas

4 sobrecoxas de frango 1 colher de sopa de páprica defumada 3 dentes de alho picados 1 colher de sopa de mostarda (molho de mostarda) 2 colheres de sopa de vinagre branco 1 colher de café de noz moscada ralada na hora Uma colher de chá (rasa) de sal Pimenta do reino (a gosto)
Limpe as sobrecoxas, retire a pele e todo o excesso de gordura. Em um pacote (destes para congelamento), misture as sobrecoxas com todos os temperos e deixe marinando por 24 horas na geladeira. Asse em forno pré aquecido a 200ºC por aproximadamente 1 hora - não precisa cobrir com pap…

Caponata de Berinjela

Melhor entrada que existe! Gosto tanto desta caponata que às vezes como como molho de macarrão, acompanhamento de carne grelhada... 
Primeiro, picar 1 berinjela em cubos bem pequenos e colocar de molho em água com sal enquanto prepara os outros ingredientes.
São eles, todos em cubos pequenos: - 1 pimentão vermelho - 2 dentes de alho - 1 pimentão amarelo - 1 cebola grande - 1 abobrinha

Ingredientes opcionais: - Azeitonas (sempre uso) - Uva passa - Tomate picado - Castanha de caju
Retire a berinjela do molho e passe para uma peneira, lavando bem em água corrente. Deixe escorrer toda a água, se necessário pressione os cubos de berinjela contra a peneira. Reserve.
Aquecer uma panela em fogo baixo; Acrescentar azeite suficiente para cobrir o fundo. Acrescentar primeiro a berinjela e refogar por uns três minutos. Repita o procedimento com os demais ingredientes, nesta ordem: cebola, alho, pimentões. Deixe refogar bem antes de acrescentar a abobrinha, pois ela cozinha rapidamente. Sal a gos…

Aprenda a fazer um bolo fofinho agora!

A primeira coisa que você tem que fazer é escolher uma receita boa. Escolha uma fonte confiável. Se for a primeira vez que você vai fazer um bolo "do zero", escolha um fácil, como o de chocolate. Fiz o passo a passo para esta receita (clique aqui) mas as dicas servem para quase todas as receitas de bolo!
Leia a receita com cuidado e até o final. Separe todos os ingredientes e utilize colheres e xícaras medidoras (você encontra fácil em lojas de utilidades). Enquanto isso, pré aqueça o forno a 180ºC. Nunca coloque o bolo em forno frio e nem aqueça em temperatura superior ao solicitado na receita. Se o forno estiver quente demais, o bolo vai queimar por fora e não vai assar.

Utilize um fouet (batedor de arame) para bater bem os ovos. Depois, acrescente o açúcar e bata bem até ficar uma mistura esbranquiçada. Misture o óleo.
Se sua receita não leva ovos, é neste passo que você vai incorporar os líquidos e o óleo (ou manteiga).

Os ingredientes sólidos devem ser todos peneirados…