Pular para o conteúdo principal

Picadinho com farofa de castanha de caju

Cardápio do domingo aqui foi picadinho de patinho + farofa de banana passa com castanha de caju + mousse Bela Gil de chocolate.



PICADINHO DE PATINHO

500 gr de patinho cortado em cubinhos
1 cebola grande picada em cubinhos
3 dentes de alho picados
Sal e pimenta do reino a gosto
1/2 copo americano de cachaça
1 colher de sopa (rasa) de farinha de trigo 
Azeite

Deixar a panela aquecer e colocar um pouco de azeite. Fritar a carne aos poucos para que não esfrie a panela. 
Retire a carne da panela e reserve. Sem desligar o fogo, acrescente meio copo de água e o meio copo de cachaça e misture com uma colher de silicone até soltar todos os resíduos e queimadinhos da panela. 
Coe este caldo, descartando os resíduos e reservando o caldo. 
Regue novamente a panela com um fio de azeite e refogue a cebola e o alho.
Volte a carne reservada para a panela, temperando com sal e pimenta a gosto. Coloque a farinha de trigo e deixe refogar um pouco.
Acrescente o caldo reservado e deixe secar. Vá acrescentando água e mexendo o picadinho em fogo baixo até a carne chegar no ponto desejado (aqui foram mais ou menos 20 minutos). Lembrando de não deixar a carne secar completamente para servir.

FAROFA DE BANANA PASSA E CASTANHA DE CAJU

Gente, esta receita é MARAVILHOSA! Melhor farofa! 
É do site Panelinha, clique aqui para  ver a receita.

MOUSSE DA BELA 

A Bela Gil postou esta mousse e eu, tendo todos os ingredientes (milagre), resolvi fazer.

Então, ela disse para misturar 1 xícara de cacau em pó + 1/2 xícara de melado de cana + 1/3 xícara de chia +1 colher de extrato de baunilha + 500 ml de leite de coco.

Eu provei e achei extremamente amargo (para o meu paladar) e o gosto do melado de cana muito pronunciado (não estou acostumada a adoçar nada com melado). Assim, tentando salvar a sobremesa, acrescentei 2 colheres de sopa de açúcar e levei para gelar.

Ela gelada ficou um pouco mais suave, mas mesmo assim uma sobremesa pouco doce. Saborosa, excelente consistência, porém com um sabor muito forte. Eu me dei por satisfeita com um colherada. É o tipo de doce que vai agradar os que amam um chocolate super amargo!

Uma pena eu estar tão acostumada com doces "açucarados" e não saber dar valor nesta receita leve e saudável.

Comentários

Destaques

Couve Flor Assada ao Curry

Este é meu jeito favorito de fazer este legume (exceto, é claro, gratinada com bastante queijo).
Higienize a couve flor, separe os floretes. Para servir 2 pessoas, como único acompanhamento, metade de uma couve flor é suficiente. O restante, se não for usar, branqueie e congele.
Seque os floretes que for usar com papel toalha. Em um bowl, coloque 1 colher (chá) de curry (clique aqui para saber como fazer o seu), 3 colheres (sopa) de azeite e sal a gosto. Junte a couve flor e misture bem até envolver todos os floretes no tempero.
Asse em forno pré aquecido a 200°C por aproximadamente 15 minutos, até ficarem macios. Espere esfriar um pouco para servir. 

Cardápio para quibe assado

Precisava de acompanhamentos para o Quibe Assado que eu estava morrendo de vontade de preparar e, indecisa, providenciei vários:
Caponata de Berinjela Salada de Abobrinha Grelhada Salada de lentilha com cebola caramelizada
Também comprei pão sírio e hommos tahine. Um cardápio lindo, diversificado e saudável!
Segue a receita do QUIBE ASSADO (para 06 pessoas)
1,5 kg de patinho moído duas vezes 2 xícaras (chá) trigo para quibe 2 colheres (sopa) de pimenta síria 1 punhado de hortelã Sal a gosto (aqui foram duas colheres de sopa) 1 cebola Azeite
Hidrate o trigo em água morna por trinta minutos. Escorra e reserve.
Bata cebola, a hortelã, a cebola e a pimenta no liquidificador. Amasse bem a carne com o tempero. Junte o trigo e misture novamente muito bem. Junte 1 xícara (chá) de água gelada e incorpore à mistura.
Coloque a mistura em um travessa de vidro untada com azeite e aperte bem. Faça marcações em diagonal no quibe, cubra com um pouco para azeite e leve para assar  em forno médio pré aqu…

Para congelar: comida feita em casa, todos os dias!

Sempre congelo grão de bico cozido, molho de tomate, frango desfiado, espinafre, etc.  Porque não congelar o prato pronto também? Resolvi investir um dia para congelar as refeições da semana aqui em casa. Eu fui incentivada por um post da JuPitadinha, que está programando as refeições da família dela para um mês. Aqui, meu congelador é pequeno e comporta refeições para os cinco dias úteis, os mais problemáticos para pensar nos cardápios e cozinhar. Hoje, em 5 horas de trabalho (entre compras e cozinha) resolvi 4 pratos para duas pessoas e 6 marmitas de 500 ml de sopa pra mim (amo sopa, mesmo quando tá calor!).
Após alguns testes, concluí que este recipiente que uso - 750ml - rende 4 refeições pra gente, ou seja, é perfeito para 1 jantar e 1 almoço para duas pessoas. Faça os testes e rapidinho você vai encontrar uma quantidade ideal pra sua realidade.

O arroz ou a batata faço na hora, porque é bem rápido e fácil, né. Mas dá pra congelar o arroz prontinho e fica ótimo também.  Alface e…