Pular para o conteúdo principal

Boeuf Bourguignon


Esta é uma receita demorada e cheia de etapas. É para um dia que você quiser se isolar na cozinha com uma boa playlist.

Eu pesquisei muitas e muitas receitas de Boeuf Bourguignon e a que mais gostei foi a do Le Plat du Jour, um blog maravilhoso sobre a França e sobre os pratos franceses.

Vou postar o jeito que eu faço mas eu se fosse você, assistiria ao vídeo da Uiara no link aqui!




BOEUF BOURGUIGNON

1,5 kg de músculo (depois de fazer com vários tipos de corte, este foi meu eleito. O importante é que seja uma carne dura)
300 gramas de cebola miúda (não gosto de usar aquela pequenininha para conserva)
15 cogumelos champignon frescos
1 colher de sopa de manteiga
Sal e pimenta do reino a gosto
Salsinha (opcional)
Azeite

Para a marinada da carne (24 horas)

Junte a carne com uma garrafa de vinho de boa qualidade, 2 cenouras cortadas em três, uma cebola grande espetada com duas folhas de louro e 4 cravos e deixe na geladeira coberta com plástico filme por 24 horas.

Após este tempo... Separe da marinada: o líquido, a carne, as cenouras. Descarte a cebola com os louros e cravos. Aqueça uma panela grande e regue com azeite.
Sele toda a carne aos poucos. Acrescente uma concha do caldo da marinada. Raspe todo o fundo da panela. Coe, descartando os resíduos e juntando o caldo novamente à marinada.
Volte a carne selada para a panela. Acrescente sal e pimenta do reino a gosto. Junte todo o caldo da marinada (deve ser suficiente para cobrir a carne). Deixe cozinhado em fogo baixo por aproximadamente duas horas com a tampa semi aberta.
Durante este período, sempre olhar a panela, para não deixar secar completamente (ir acrescentando água) e também é importante retirar toda a espuma que for subindo.

Após uma hora de cozimento, acrescente as cenouras separadas (agora picadas em cubinhos) e então,  podemos preparar os cogumelos, que consiste basicamente em limpar, fatiar e refogar com manteiga. Sal a gosto. Acrescente a salsinha após desligar o fogo.

Para as cebolas, apenas coloco (algumas inteiras e outras cortadas apenas na metade) em uma frigideira com um pouco de azeite. Fogo baixo, acrescentando um pouco de água por vez e tampando a frigideira até elas cozinharem e dourarem.

Após o cozimento da carne, misture os cogumelos refogados e as cebolas e... ufa! Pronto.

Sirva com arroz branco, fica perfeito.

Comentários

Destaques

Receitas com Dry Rub

Conheci este tempero em um blog que eu adoro – o Brisando na Cozinha.  Na versão da Carla, vai alho e cebola em pó, além de pimenta caiena. Aqui, adaptei um pouco, pois costumo usar alho e cebola frescos. Esta é minha versão:
DRY RUB 
1 xícara de açúcar mascavo 1 colher de sopa de páprica picante 1 colher de sopa de páprica defumada 1 colher de sopa de chili em pó ½ colher de sopa de cominho em pó ½ colher de sopa de pimenta do reino moída na hora 2 colheres de sopa de sal
Misture bem! Guarde em um potinho com tampa (de boa qualidade, para conservar todos os aromas).
Quem me segue no stories (clica aqui), viu que fiz uma receita de sobrecoxas de frango utilizando este tempero.
SOBRECOXAS DE FRANGO COM DRY RUB – para duas pessoas
4 sobrecoxas 1 cebola em cubos grandes 3 dentes de alho 1 colher (chá) de sal – o tempero já tem um pouco de sal, cuidado! ¼ de xícara de vinagre branco 2 colheres (sopa) de dry rub
Bata no liquidificador ou processador: a cebola, o alho, o vinagre, o sal e o…

Linguiça com Legumes

Esta semana postei no stories esta receita fácil, rápida e prática! Ótima para a marmita da semana. Aqui, servi apenas com arroz integral, que também ensinei a fazer no Instagram.



Linguiça Com Legumes

-500gr de linguiça de lombo
-1 tomate 🍅 em cubos grandes
-1 abobrinha em meia lua
-1/2 cebola em cubos grandes
-2 dentes de alho picadinhos
-Azeite para refogar
-Sal e pimenta a gosto

Em uma frigideira grande (que tenha tampa) coloque um fio de azeite e a linguiça. Tampe e deixe cozinhar um pouco (vai soltar água). Quando a água secar, deixe dourar um pouco e vire a linguiça para dourar o outro lado. Coloque meia xícara de água e tampe a panela. Deixe até secar.
Reserve.
Na mesma panela coloque mais um fio de azeite e refogue a cebola. Quando começar a dourar, coloque o alho, o tomate e a abobrinha. Deixe refogar rapidamente e coloque um pouco de água apenas para raspar o fundo da panela. Deixe secar. Tempere com um pouquinho de sal e pimenta.
Pique a linguiça e volte para a panela, mis…

Frango na cerveja com batatas

FRANGO NA CERVEJA COM BATATAS - ASSADO
1 kg de sobrecoxas de frango (retire apenas o excesso de pele e gordura) 3 batatas inglesas grandes 1 colher (sopa) de alho amassado Suco de 2 limões Sal e pimenta a gosto 1 lata (350ml) de cerveja  1 raminho de alecrim
De um dia para o outro deixe o frango marinando com o suco de limão, alecrim, alho, sal e pimenta.
Pré aqueça o forno a 180ºC por 15 minutos. 
Disponha o frango com a pele para baixo em uma assadeira com o líquido da marinada e as batatas (picadas). Despeje a lata de cerveja e leve para assar por 20 minutos. Tempere as batatas com um pouco de sal e pimenta.
Retire a assadeira do forno com cuidado. Aumente a temperatura do forno para 200ºC. Retire o excesso de líquido e descarte. Vire as sobrecoxas (agora a pele ficará para cima) e volte para o forno para assar por mais aproximadamente 40 minutos.
Servi acompanhado de arroz, feijão e salada de repolho.