Pular para o conteúdo principal

Boeuf Bourguignon


Esta é uma receita demorada e cheia de etapas. É para um dia que você quiser se isolar na cozinha com uma boa playlist.

Eu pesquisei muitas e muitas receitas de Boeuf Bourguignon e a que mais gostei foi a do Le Plat du Jour, um blog maravilhoso sobre a França e sobre os pratos franceses.

Vou postar o jeito que eu faço mas eu se fosse você, assistiria ao vídeo da Uiara no link aqui!




BOEUF BOURGUIGNON

1,5 kg de músculo (depois de fazer com vários tipos de corte, este foi meu eleito. O importante é que seja uma carne dura)
300 gramas de cebola miúda (não gosto de usar aquela pequenininha para conserva)
15 cogumelos champignon frescos
1 colher de sopa de manteiga
Sal e pimenta do reino a gosto
Salsinha (opcional)
Azeite

Para a marinada da carne (24 horas)

Junte a carne com uma garrafa de vinho de boa qualidade, 2 cenouras cortadas em três, uma cebola grande espetada com duas folhas de louro e 4 cravos e deixe na geladeira coberta com plástico filme por 24 horas.

Após este tempo... Separe da marinada: o líquido, a carne, as cenouras. Descarte a cebola com os louros e cravos. Aqueça uma panela grande e regue com azeite.
Sele toda a carne aos poucos. Acrescente uma concha do caldo da marinada. Raspe todo o fundo da panela. Coe, descartando os resíduos e juntando o caldo novamente à marinada.
Volte a carne selada para a panela. Acrescente sal e pimenta do reino a gosto. Junte todo o caldo da marinada (deve ser suficiente para cobrir a carne). Deixe cozinhado em fogo baixo por aproximadamente duas horas com a tampa semi aberta.
Durante este período, sempre olhar a panela, para não deixar secar completamente (ir acrescentando água) e também é importante retirar toda a espuma que for subindo.

Após uma hora de cozimento, acrescente as cenouras separadas (agora picadas em cubinhos) e então,  podemos preparar os cogumelos, que consiste basicamente em limpar, fatiar e refogar com manteiga. Sal a gosto. Acrescente a salsinha após desligar o fogo.

Para as cebolas, apenas coloco (algumas inteiras e outras cortadas apenas na metade) em uma frigideira com um pouco de azeite. Fogo baixo, acrescentando um pouco de água por vez e tampando a frigideira até elas cozinharem e dourarem.

Após o cozimento da carne, misture os cogumelos refogados e as cebolas e... ufa! Pronto.

Sirva com arroz branco, fica perfeito.

Comentários

Destaques

Frango com Páprica

Este tempero foi a primeira vez que fiz, recomendo muito! Uso sempre o truque que aprendi com a Ju (Pitadinha) de congelar o frango com o tempero. Sempre faço com limão e orégano ou com shoyu e mel.
Além do frango ficar milhares de vezes mais saboroso se você marinar um dia inteiro, ter tudo no ponto de ir pro forno enquanto você prepara os acompanhamentos é tudo de bom! Almoço express.
FRANGO COM PÁPRICA E MOSTARDA Para duas pessoas

4 sobrecoxas de frango 1 colher de sopa de páprica defumada 3 dentes de alho picados 1 colher de sopa de mostarda (molho de mostarda) 2 colheres de sopa de vinagre branco 1 colher de café de noz moscada ralada na hora Uma colher de chá (rasa) de sal Pimenta do reino (a gosto)
Limpe as sobrecoxas, retire a pele e todo o excesso de gordura. Em um pacote (destes para congelamento), misture as sobrecoxas com todos os temperos e deixe marinando por 24 horas na geladeira. Asse em forno pré aquecido a 200ºC por aproximadamente 1 hora - não precisa cobrir com pap…

Caponata de Berinjela

Melhor entrada que existe! Gosto tanto desta caponata que às vezes como como molho de macarrão, acompanhamento de carne grelhada... 
Primeiro, picar 1 berinjela em cubos bem pequenos e colocar de molho em água com sal enquanto prepara os outros ingredientes.
São eles, todos em cubos pequenos: - 1 pimentão vermelho - 2 dentes de alho - 1 pimentão amarelo - 1 cebola grande - 1 abobrinha

Ingredientes opcionais: - Azeitonas (sempre uso) - Uva passa - Tomate picado - Castanha de caju
Retire a berinjela do molho e passe para uma peneira, lavando bem em água corrente. Deixe escorrer toda a água, se necessário pressione os cubos de berinjela contra a peneira. Reserve.
Aquecer uma panela em fogo baixo; Acrescentar azeite suficiente para cobrir o fundo. Acrescentar primeiro a berinjela e refogar por uns três minutos. Repita o procedimento com os demais ingredientes, nesta ordem: cebola, alho, pimentões. Deixe refogar bem antes de acrescentar a abobrinha, pois ela cozinha rapidamente. Sal a gos…

Aprenda a fazer um bolo fofinho agora!

A primeira coisa que você tem que fazer é escolher uma receita boa. Escolha uma fonte confiável. Se for a primeira vez que você vai fazer um bolo "do zero", escolha um fácil, como o de chocolate. Fiz o passo a passo para esta receita (clique aqui) mas as dicas servem para quase todas as receitas de bolo!
Leia a receita com cuidado e até o final. Separe todos os ingredientes e utilize colheres e xícaras medidoras (você encontra fácil em lojas de utilidades). Enquanto isso, pré aqueça o forno a 180ºC. Nunca coloque o bolo em forno frio e nem aqueça em temperatura superior ao solicitado na receita. Se o forno estiver quente demais, o bolo vai queimar por fora e não vai assar.

Utilize um fouet (batedor de arame) para bater bem os ovos. Depois, acrescente o açúcar e bata bem até ficar uma mistura esbranquiçada. Misture o óleo.
Se sua receita não leva ovos, é neste passo que você vai incorporar os líquidos e o óleo (ou manteiga).

Os ingredientes sólidos devem ser todos peneirados…